10 dicas para aprender japonês

ebook-728x90

Aprender japonês pode ser complicado quando não sabemos “o caminho certo”. Muitas pessoas tentam aprender sozinhas e acabam desistindo. De fato, principalmente se esta é sua primeira língua estrangeira, aprender japonês pode ser complicado. Mas depois que você pegar o jeito, vai ver que não tão difícil assim. Hoje eu trago dez dicas que você absolutamente deve saber/conhecer para turbinar seus estudos do idioma japonês! Tenta não somente ler as dicas, mas aplicá-las aos seus estudos. Eu recomendo imprimir as dicas e sempre lembrar se você está, ou não, as seguindo. Se você seguir esses 10 princípios, o seu sucesso nos estudos é mais que garantido! Sintam-se livre para comentar e adicionar mais dicas!

  1. Concentre seus estudos em LER e ENTENDER. Falar e escrever virão naturalmente se você souber LER e ENTENDER. Muita gente não acredita e acha que devemos falar para aprender a falar e escrever para aprender a escrever. ERRADO! O segredo é “leia para escrever, escute para falar”. Eu diria que a proporção é 9/1: para cada 9 horas de leitura, 1 de escrita, e para cada 9 horas de escuta, 1 de fala.
  2. Escute horas e horas de japonês todos os dias! Escute japonês de verdade (rádio, tv, anime, dorama, podcasts, youtube, etc.) todos os dias durante horas! Mesmo que você não entender nada no início, escutar é fundamental para sedimentar o japonês na sua cabeça. Com a Internet, não há desculpas para não escutar japonês todo o dia!
  3. Escute coisas compreensíveis também! Seguindo a dica anterior, além de escutar todos os dias sem parar, escute também textos simples, que você já estudou e entende. Escute até decorar os textos, até ser capaz de repetir tudo de cabeça. Esse é o caminho da fluência! Repetição, repetição e mais repetição! Livros didáticos são ótimos para isso. Outro bom lugar para conseguir recursos é o LingQ.
  4. ROMAJI é proibido! Romaji, ou seja, o uso das letras romanas (a, b, c…), deve ser evitado ao máximo, se não completamente. Se você aprende usando Romaji, troque de livro/professor/material/etc., pois isso não é japonês de verdade. “これは本当の日本語だよ” <<< Isso é japonês de verdade.
  5. Aprenda Kanji, toneladas de Kanji! O normal é aprender Hiragana/Katakana e então ir, ao poucos, aprendendo o kanji. Esqueça isso! “Poucos” kanjis não servem para nada. Você precisa aprender toneladas de kanji, mergulhar no kanji, se afogar no kanji… Em termos de kanji, muito nunca é demais.
  6. Aprenda inglês! Sim, é isso mesmo! Aprenda, ao menos, um pouco de inglês, pois os bons materiais de estudo estão todo em inglês. Não é absolutamente necessário, mas pode ajudar muito. Principalmente para as duas próximas dicas.
  7. Estude o livro Remembering the Kanji e o guia online Tae Kim’s Grammar Guide. Eles estão entre são os melhor materiais da história para os estudos de língua japonesa!
  8. Leia o blog All Japanese All The Time, todo ele! Foi por causa dele que eu comecei a fazer o Como Aprender Japonês, então nem tenho mais o que falar, certo?
  9. Aprende o que é e como usar um SRS. SRSs são programas de memorização que podem dar uma supre turbinada nos seus estudos! Minha super recomendação é o ANKI, mas existem outros como o Memosyne. A diferença entre um estudante usando um SRS corretamente e um estudante tradicional é a mesma de um fusca para um carro de fórmula 1.
  10. Não desista nunca! Não pare de estudar porque “japonês é difícil”. Simplesmente continue estudando e uma hora você ai chegar lá. Leva tempo, mas é uma questão de dedicação, nada mais. Todo mundo que estudou e não aprendeu, simplesmente se dedicou por tempo insuficiente. O seu nível em qualquer idioma é resultado direto do número de HORAS que você passou com o idioma. (horas estudando o idioma EM PORTUGUÊS não contam, assim se ficou meia hora lendo as regras gramaticais para o pretérito imperfeito e leu 3 frases em japonês sobre isso, seu tempo de estudos foi somente um ou dois minutos).

Espero que tenham gostado do post! Abraços e não deixem de conferir algumas das nossas sugestões de livros de japonês:

Assine nosso blog e receba nossas atualizações via e-mail! 

This entry was posted in Dicas para aprender japonês and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

9 Responses to 10 dicas para aprender japonês

  1. thalita says:

    eu amei
    sou doida por japones, mas não tenho tempo para ir para o curso
    valeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!

  2. Larissa says:

    おめでとう!!!Adorei!!!!!!!!!!!!!!
    Ja ate instalei o ANKI no meu computador!! Moro no Japao a 3 anos, meu marido eh japones, estudo a 1 e meio e nao consigo falar. Tava ate pensando em desistir!! Mas depois as suas dicas, to mais animada. Agora entendi o que estava fazendo errado!!
    ありがとう!!!

  3. Sandslash says:

    Muito obrigado pela informação. E, apesar de estar praticamente explícito, eu gostaria de ter certeza de que o alfabeto é a primeira coisa a ser aprendida em japonês. ou eu devo aprender algo antes?

    Ps: Ja fiz um comentário como esse mas comentei no post errado.

  4. Viviane Akemi Okuma says:

    Ola, gostaria de parabenizá-lo pelo site e dicas e claro esforço! Gostaria de saber o autor do livro Remembering the kanji, entrei no site da saraiva e lá apareceram dois livros um com o autor Heisig, James W no preço de R$ 74,80 e outro com o mesmo título e outra autora Sienko Tanya de R$ 95,80 qual é o melhor?
    obrigada

  5. Mairo says:

    Viviane, o autor é James Heisig.

  6. Tony California says:

    me sinto muito recompensado por vossas palavras pois aqueles que se dedicam a um idioma geralmente são tachados de doidos ou desocupados eu estudo e pratico seis idiomas , gostaria de ter tido oportunidades no passado como essa garotada está tendo hoje , principalmente com o auxilio da internet , só não estuda quem não quer ou àqueles que não querem traçar um linha em seus sonhos
    O- sewa ni narimashita

  7. Henriques says:

    Oi, em primeiro lugar … gostaria de agradecer pelo excelente site que você oferece a quem quer aprender japonês.
    Já faz 4 meses que resolvi estudar japonês… eu estudo sozinho… não tenho condições de pagar um curso…
    Eu estudo 2 horas por dias… mas para mim é muito difícil adquirir vocabulário… eu sou bastante otimista, um dia meu japonês estará fluente… mas não quero que isso demore muito…
    Se houve alguma dica para mim agradeço!!

    Obrigado !!!!

  8. 共通な人です。 says:

    マイロ先生、授業にありがとうございました。私は未だ、日本語を勉強していましていて、正しい方法でいることと感じます。

  9. Daniel Santos says:

    Eu queria saber se eu for pra o Japão estudar japonês sem saber falar inglês vai interferir no meu estudo? Ir falando só português é uma má idéia sei que é difícil antes de ler as dicas fazia 2 delas sozinho e eu sou doido para aprender japonês meu sonho é aprender japonês para morar no Japão…
    eu amei as dicas vou seguir passo a passo
    Eu passei nesse site por acaso procurado informações sobre escolas no Japão kkkk

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *