A internet rompendo barreiras!

ebook-728x90

Eu acredito que a internet é um dos melhores lugares para se aprender, principalmente línguas. Por mais moderna que possa ser uma escola de idiomas, eu creio que, ainda assim, uma escola nunca vai poder oferecer tanto material, tantas possibilidades de aprendizado de línguas quanto a internet pode oferecer, assim como tanta interatividade entre os estudantes. É sobre isso que gostaria de falar no tópico de hoje.

Desde que comecei o blog, estou realmente impressionado com o poder que a internet tem de aproximar pessoas fisicamente distantes. Os visitantes do blog, pessoas como o Tatau, o Jo, o Horyu, a Elaine, o Marcelo Marçal, o Deh (que deixou um comentário muito massa!), etc., todos esses, enfim, VOCÊS ai que estão lendo, fazem esse blog vivo, e isso tudo só é possível porque existe a internet para nos ligar.

Além disso temos também visitantes internacionais! Alguém viu os vídeos “As dificuldades do japonês“, que postei uns tempos atrás? Pois ontem eu recebi um comentário da autora dos vídeos, e conversei com ela por MSN!!!! E marcamos um conversa pelo Skype também. Coisa que eu nunca esperava! Falando em Skype, foi pelo Skype que conversei com o Julio, outro leitor do blog, o cara que “sabe mais japonês que os próprios japoneses“. O Júlio mora no Japão faz 10 anos, fez mestrado em língua japonesa na universidade de Osaka! Além disso, anteontem conversei pela primeira vez com o Steve Kaufmann, pois antes tinha sido somente por e-mail. Os planos para o LingQ são grandes, e ainda pretendo falar muito dele aqui.

Enfim, eu fico impressionado como eu estou conversando com tanta gente, fazendo tantos contados, tudo isso através da internet! Estudantes que fazem o tradicional “cursinho de japonês” tendem a não ter esse interatividade, creio eu. São muitas as pessoas que defendem que a internet acaba com as relações, porém eu creio que, quando bem usada, pode acontecer justamente o contrário, a internet pode promover relações! Diferente do estudante passivo, que espera que o professor lhe entregue tudo pronto, os estudantes ativos, que buscam material, buscam melhores formas de estudar, são estes os estudantes que estou conhecendo. Eu acredidto que estamos todos de certa forma ligados: eu, com o Como Aprender Japonês, O Tatau, com o Aprenda Japonês com o Tatau, o Jo, com o Aprendendo Japonês, o Katsumoto (o mestre!) com o All Japanese All The Time, a Loretta com seus videos “As dificuldades do japonês“, o Kaufmann com suas idéias maravilhosas sobre língua e seu LingQ e TODOS os leitores do blog. Cria-se assim uma comunidade, a qual não conhece barreiras geográficas, e é motivada basicamente pela vontade de aprender um idioma. E tudo isso ainda vai melhorar muito! Muito mesmo!

Obrigado a todo mundo, o blog e tudo que ele me proporciona me deixam muito, muito feliz.

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar”

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *