Aprenda a escrever melhor em Japonês no Lang-8

ebook-728x90

lang-8Aprender a escrever bem é uma tarefa complicada mesmo em nosso idioma nativo, quem dirá então em línguas estrangeiras. Caso você ainda esteja iniciando os estudos do idioma Japonês, não há tanta necessidade de preocupar-se com a escrita, porém, para estudantes mais avançados, escrever é uma ótima maneira de aprimorar seus conhecimentos na língua. No caso do Japonês, escrever regularmente não somente aumenta seu vocabulário e melhora o domínio das estruturas gramaticais, como também é uma ótima forma de aumentar o domínio do kanji (os temidos ideogramas). Embora a primeira imagem que venha na cabeça de qualquer estudante de Japonês ao falarmos sobre leitura e escrita seja uma parede enorme com infinitos ideogramas com infinitos traços de infinitas leituras, escrever em Japonês não difere muito de escrever em qualquer outro idioma. Tudo se resume a dois pontos chaves: leitura e prática.

Lendo melhor para escrever melhor!

Se você tem pretensões de escrever bem em seja lá qual língua que for, é bom começar a ler, e ler bem. Ler bem significa ler textos de qualidade, bem escritos, com bom vocabulário e estilo. Significa também ler bastante. Não espere escrever bem lendo umas poucas páginas por semana. Você precisa ler centenas de páginas por semana, precisa devorar textos, revistas, blogs e livros. Livros voltados para falantes nativos são com certeza sua melhor opção. Além de não serem abobados como livros voltados para não nativos (todo material voltado para falantes não nativos é completamente abobado e vai resultar em você escrevendo textos abobados), livros são longos(isso é bom!) e trazem, fora os milhões de ideogramas e vocábulos, o estilo característico do autor, o que vai influenciar em muito na sua escrita.

Praticando no Lang-8 (ou qualquer outro lugar…)

Ler vai ser sua base, o 基本 da escrita. Quando mais e mais regularmente você ler, melhor. Agora é na prática da escrita que virão os resultados de toda essa leitura. Praticar escrita consiste simplesmente em escrever, escrever e escrever. Você pode manter um diário, pode escrever um blog, pode fazer redações, etc. Tudo é válido desde que você esteja produzindo textos. É bom também usar um dicionário para procurar palavras desconhecidas e diferentes modos de expressar uma mesma idéia. Porém, tome cuidado para não ficar muito preso ao dicionário, o que pode deixar o texto muito artificial. Para polir sua prática, correções são necessárias. No entanto essas correções devem ser feitas por uma falante nativo! (iniciantes podem ter seus textos corrigidos por não nativos fluentes no idioma, embora eu não creia que iniciantes deveriam gastar tempo praticando escrita…). Você pode ter um amigo ou professor(a) para corrigir seus textos, ou então usar outras opções como o Lang-8. Lang-8 é talvez o melhor site para praticar escrita em língua estrangeira. Como ele funciona? Bom, basicamente você escreve um texto, em qualquer língua, e este mesmo pode ser lido e corrigido por outros membros do site  falantes nativos da língua em que você escreveu o texto. Do mesmo modo, você, falante nativo de Português, pode corrigir textos escritos por falantes não nativos de Português. Existem outras opções como Grupos e lista de amigos, mas a principal e mais útil função do site é a troca de correções. E tudo isso é totalmente gratuito! Quer coisa melhor?!?

Dicas para usar o Lang-8

Algumas vezes vai acontecer de várias pessoas lerem seus textos e ninguém corrigir nada. Isso pode acontecer devido a dois fatores: a) você escreve muito bem; b) ninguém ficou afim de corrigir seu texto. Como eu creio que a maioria de nós se enquadra na segunda opção, eu trago aqui algumas dicas para que isso não aconteça…

1. Tenha muitos amigos. Sempre que alguém corrigir seus textos ou mesmo deixar comentários, responda aos mesmos e adicione as pessoas na sua lista de amigos. Quanto mais amigos você tiver, mais chances de seu texto ser corrigido.

2. Corrija textos de pessoas que falam a língua que você estuda e estudam a língua que você fala (no nosso caso, japoneses que estudam Português). Faça amizade com essas pessoas. Se você corrigir os textos delas, elas provavelmente vão corrigir os seus.

3. Escreva textos interessantes! Ninguém quer ler “como foram minhas férias” ou “a minha família”. Escreva para adultos inteligentes, não para crianças burras.

4. Caso seu texto não for corrijido de jeito nenhum, apague o mesmo e crie um novo igualzinho (copie o texto). Fiz isso uma vez e funcionou perfeitamente, hehe.

Espero que tenham gostado do post,
Abraços.
Mairo Vergara

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar” 

This entry was posted in Dicas para aprender japonês, Materiais para estudar japonês and tagged , , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to Aprenda a escrever melhor em Japonês no Lang-8

  1. MattHenry says:

    Já tentei usar o lang-8. Mas por estar em época de vestibular, acabei não tocando o plano pra frente. Vou me cadastrar novamente e tentar, agora que estou estudando diariamente, talvez obtenha melhores resultados. haha, obrigado pela inspiração, novamente, Mairo!

  2. Tatau says:

    Mairo,

    seguindo a sua dica, me inscrevi lá no Lang-8 e estou adorando.

    Muito obrigado!

  3. Koti says:

    Mairo

    Aonde moro não tem nenhum professor de japonês na região ¬¬

    Adorei a dica e me cadastrei no Lang-8

    vlw

    até +

  4. Vitor says:

    estou registrado la é muito fácil ter contacto com japoneses lá… Obrigadão pela dica assim vou poder aprender japonês muito mais rapido… e sem mencionar que eles são de grande ajuda… assim não temos que nos deslocar para aprender uma língua dum país que fica do outro lado do mundo… VALEU CARA sou português mas adora esta expressão brasileira xDDDD passar bem… xD que risota desejo tudo de bom pra voces são malta legal…

  5. Bettye says:

    Woah! I’m really enjoying the template/theme of
    this website. It’s simple, yet effective. A lot of
    times it’s tough to get that “perfect balance” between superb usability and
    visual appeal. I must say you have done a excellent job with this.
    In addition, the blog loads extremely quick for me on Firefox.
    Outstanding Blog!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *