Aprender Idiomas: Quanto mais trabalho mais resultado!

ebook-728x90

Todos nós estudantes de línguas já devem ter experimentado um sentimento do tipo “mas quando eu vou aprender isso?!?!”, não é mesmo? Ao longo dos dias, meses e ano de estudo, parece que nunca chegamos no final, a tão procurada fluência TOTAL. Eu sempre acreditei e ainda acretido que o aprendizado de uma língua pode ser dividido em três partes: um início fácil e divertido, um intermediário difícil e interminável e um avançado fácil, divertido e recompensador! O que procuramos é chegar neste avançado, num nível onde possamos tranquilamente ler revistas, acessar websites, conversar com alguém, etc. O problema é que após passar o “início fácil e divertido“, no qual aprendemos coisa como “meu nome é fulano” e “vim do brasil“, a coisa começa a complicar pois nos deparamos com a língua de verdade, a qual é bem diferente da língua usada nos livros didáticos e nas salas de aula.

É comum o estudante se acusar de “ser burro“, “não ter o dom“, etc. Calma, muita calma nessa hora! Você não é burro nem sofre de “falta de talento linguístico“. O que faz você não atingir a fluência desejada é simplesmente falta de trabalho. Sim! Eu sei, você quer isso pra amanhâ, quer simplesmente acordar e pronto, sair falando japonês, chinês, inglês, etc. Desculpe mas isso não vai acontecer a menos que você trabalhe em prol disso! Assuma para você mesmo a sua falta de esforço! Quantas horas de escuta você faz por dia? Não venha me dizer coisas como “crianças aprendem mais rápido“, sendo que crianças japonesas fazem 24 por dia de escuta. Esperimente escutar japonês 24 horas dia, 7 dias por semana, 12 meses por ano e só depois venha me dizer que crianças aprendem mais rápido. Quantas frases você tem no seu SRS? Não me venha dizer que não sabe japonês antes de aprender pelo menos umas 5000 frases usando um SRS!

Ok, ok, não fique nervoso. Baixe uns episódios do Naruto e veja como o Rock Lee faz. Talvez seja mais explicativo do que este post. A questão é que a razão para não chegarmos ao FINAL, para não entendermos TUDO o que é dito, é simplesmente que não trabalhamos o suficiente, não escutamos o suficiente, não lemos o suficiente, não revisamos nossos kanjis e sentenças suficientemente!

Assim, deixa de enrolar e vá fazer o que tem que ser feito, um passo de cada vez, um kanji de cada vez, uma palavra de cada vez, uma frase de cada vez. Continue indo em frente! O tempo que isso vai levar depende de você, depende de quantas horas você escuta, quantas frases revisa, quantos kanjis já estudou. Eu parei meus estudos pra terminar o Remembering The Kanji, estou no kanji número 1400 e gostaria de acordar amanhã no 2042, porém isso não vai acontecer a menos que eu pegue o livro e continue estudando e fazendo minhas revisões. E você deve fazer o mesmo, seja qual for seu método de estudo! Pare de choramingar e vá estudar!

Veja os melhores preços de livros de japonês, livros de kanji, dicionários de japonês, DVD de Anime e Manga!

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar”

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *