Bolsa de Estudos para o Japão da UEL

A Universidade Estudual de Londrina (UEL) mantem um convênio com a Universidade de Meio no Japão em Okinawa, sendo que todo ano um estudante da UEL vai para a Universidade de Meio e estudantes de lá vem para a UEL. O intercâmbio é de um ano e vale muito a pena, eu fui em 2006! Lá você tem aulas de língua e cultura japonesa, além de conhecer pessoas do mundo inteiro, pois você fica num alojamente para estudantes estrangeiros. Alé disso você recebe uma bolsa mensal mais ou menos 800 dólares, o que “dá e sobra”, pois as despezas no alojamente são bem menor que morar numa casas “normal”.

Agora o melhor de tudo é que não há muita concorrência para conseguir a bolsa! Como trata-se de um bolsa somente da UEL, só alunos da UEL podem concorrer, e como não é todo mundo que estuda japonês, a chance você ir é grande! Os dois requisitos básicos são estudar na UEL e ter no mínimo o nível 3 no exame de proficiência em língua japonesa (coisa não tão difícil assim).

Pra quem quer entrar na universidade e quer também ir para o Japão, essa talvez seja a melhor opção!
Abaixo uma fotinho de quando eu estava em Okinawa:

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar”

23 Responses to “Bolsa de Estudos para o Japão da UEL”

  1. Ayeka says:

    Você podia falar mais a respeito de bolsas de estudo no Japão e como consegui-las…
    Tem muita gente interessada nisso, mas não sabe de onde procurar, ou o que fazer, meu caso por exemplo, tenho apenas uma vaga idéia, já pesquisei só que não consigo uma informação mais completa. ._.

  2. Thaddeeus says:

    Além desses 2 pré-requisitos é necessário que a pessoa seja descendente de japonês?

  3. Mairo says:

    Sim, vc tem que ter o certificado de profiência nível 3 ou maior.

  4. Lidiane Burin says:

    Por exemplo, já tenho 33 anos ainda assim com essa idade consigo essa bolsa?

  5. Dayane says:

    Olha as bolsas que eu conheço são esas aki

    Monbukagakusho
    JICA

    pesquisa sobre elas no google que você vai axar muita coisa

  6. Priscilla says:

    Oi, queria saber como faço pra concorrer a uma bolsa de estudos no Japão, já estando no Japão!
    Eu tenho direito não tenho?

  7. Danielatanio says:

    Olá,

    A respeito das bolsas de estudos no Japão, recomendo que entre no site da Asebex, que é a Associação Brasileira de Ex-bolsistas no Japão. No site tem todas as informações das bolsas existentes, o calendário para submeter os documentos etc.

    http://www.asebex.org.br

    É possível aplicar para as bolsas mesmo estando no Japão.

    No meu caso, especificamente, vim ao Japão no começo deste ano por meio do intercâmbio entre a Universidade de São Paulo e a Universidade de Keio, em Tokyo. Apesar convênio entre as 2 universidades não dar direito a uma bolsa, eu consegui uma bolsa, a da JASSO. O procedimento para pleitear a bolsa é meio diferente, mas caso queira mais informações, por favor entre em contato no meu e-mail danielatanio@gmail.com

    Caso seja descendente de japoneses, há mais opções de bolsas de estudos, como é o caso da Nippon Zaidan e das bolsas oferecidas pelas das Províncias.

    Caso queira, todos os anos, no mês de Janeiro, a Asebex promove o Koshukai, que é o curso preparatório aos bolsistas que embarcarão ao Japão no mesmo ano. Também é aberto aos interessados em obter maiores informações sobre as bolsas e conhecer ex-bolsistas.

    Espero tê-los ajudado.

    Daniela.

  8. Vanessa says:

    Faço Letras Inglês na UECE (Universidade Estadual do Ceará). Sinceramente, há chances de estudar no Japão para mim? Pelo que já pesquisei, minha universidade não mantém relações com nenhuma instituição japonesa, e me pergunto se apenas meu prazer pelo idioma é motivo suficiente para empenhar-me em seu aprendizado. Será que haverá retorno? Aguardo sua resposta.
    Parabéns pelo intercâmbio.

  9. Mairo says:

    Há chances para todos, basta se dedicar e correr atrás. Existem dois tipos de intercâmbios, os pagos, que são fáceis de conseguir (basta ter a grana), e os não pagos, nos quais você recebe para estudar. Esses são mais concorridos e vai quem tiver mais paciência, quem tentar e tentar e tentar conseguir!

  10. Ricardo says:

    Olá
    Somente descendentes tem direito a bolças, e intercambio???

  11. Mairo says:

    Não, eu sou não sou descendente e consegui a bolsa!

  12. Felipe Henrique says:

    ainda tenho 12 anos mas estou mto interessado em ir a Tokyo(para morar la e tal…)
    mas apenas sabendo INGLÊS,pode se dar bem no Japão?
    soube que la eles tambem usam o ingles,se puder tirar minha duvida eu agradeço muito.

  13. Mairo says:

    Inglês ajuda, mas, se vc quer ir para o Japão, tem que aprender Japonês!

  14. Luis says:

    EU QUERIA IR PRA LA, MAIS EH SO NESCESSARIO ESTAR EM UMA UNIVERSIDADE??? VLW

  15. Mairo says:

    Essa vc tem que estudar na UEL, em Londrina.

  16. Giuliano says:

    Um não-descendente tem direito a bolsas, certo? mas, precisa exatamente ter o certificado do teste de proficiencia? (e que nivel?). Eu tenho 13 anos, porém, tenho interesse em fazer faculdade de ciencia da computação do Japão, mas, nao sei se existem bolsas pra isso (e, principalmente, se um nao-descendente tem direito a elas…).

  17. Luis says:

    Olá, mais uma vez. Meu colega falou que no Japão, eles tem meio preconceito com negros, ou escurinhos.
    Isso é verdade e nas bolsas tem que ser gente branca???Eu não sou negro, mas também não sou branco…vlw

  18. Giuliano says:

    O luis, essa ae eu sei ajudar um pouco…. eu ja li (eu pesquiso muito :D) ore um cara negro (afro-descendente) que foi para o Japão e segundo ele nao teve discriminações… agora que eu li em outro canto que as pessoas de lá (dizem, pelo menos, que discriminam brasileiros), mas, eu li que é mais por causa da “falta de respeito” de alguns brasileiros (pelo menos, o que eu entendi foi isso :D)…t+

  19. Lukduk says:

    Ai ai ai cara isso e booooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooom d+ eu ja faço japones a muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo sera que eu tenho chance??

    愛愛愛と良いやつがd +はもう長い間私は日本のチャンスがあるだろうか?

  20. Mairo says:

    Estudando na UEl e sabendo japonês dá para conseguir sim Lukduk.

  21. Luis says:

    eu vou fazer facu lá
    ebaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  22. Márcia says:

    oolllaaaaa tudo bem Mairo? queria que vc me orientasse porque eu estive no Japão por 11 meses consegui 1ano de visto e vai vencer dia 18 de agosto de 2009, queria saber se posso conseguir um bolsa de estudos pra voltar pra lá , espero respostas , obrigada

  23. Mairo says:

    Existem várias bolsas disponíveis Márcia. Essa que mostrei é só uma delas. Se você é descendente é mais fácil conseguir bolsas, já para não descentendes é mais complicado. Procure pelo consulado japonês, eles devem ter melhores informações.

Leave a Reply