Como Aprender Japonês assistindo Anime

ebook-728x90

aprenda japones assistindo animeMuita gente que estuda japonês gosta de Anime, os tradicionais desenhos japoneses, isso é fato. No entando somente sentar e assitir Anime o dia inteiro não vai garantir que você aprenda japonês muito mais rápido que outras pessoas. Muita gente assiste trillhões de animes e não aprende nada de japonês. Se este é o seu caso, sabia que a razão disso é: você assiste da forma errada! Simples, não? Mas o que seria essa forma errada que estou falando? Basicamente você se concentra tanto em ler a legenda, que “esquece do som”, e mesmo passando horas assistindo anime, isso acaba equivalendo a horas “lendo legendas em português“, quando o correto deveria ser “horas escutando japonês“. Comecei então a pensar em como devemos assistir animes para melhorar nosso japonês.

 

Ontem comecei a assistir Kino no Tabi (キノの旅). Eu tenho vários animes, mas a agrande maioria tem legenda ou em inglês ou em português. Durante muito tempo procurei episódios com legendas em japonês mas nunca encontrei. Porém, ao assistir o Kino ontem, notei que as legendas em português podem ajudar! Comecei a ficar atendo para o que era dito, principalmente para as frases que eu entendia. Depois de ver o episódio, assisti novamente, porém pausando e escutando de novo algumas frases e comparando com a legenda para ver se eu realmente entendia. As frases que não entendia eu passava sem se preocupar muito. Algumas das frases que eu entendia 100% foram para meu SRS, porém eu fui somente até uns 10 minutos, pois eram realmente muitas frases. Entretanto, mais interessante ainda foi o que eu fiz depois disso… 

Quando estava no Japão um amigo meu costuma assitir South Park (em japonês). Ele gostava tanto que deixava os episódios rolando enquando estava fazendo outras coisas, às vezes mesmo no computador, deixava a janela do player de vídeo minimizada e os episódios passando. Ou simplesmente colocava o episódio e deitava na cama. De fato South Park é “tosco” (visualmente falando), o que é legal são as piadas, a voz dos personagens, etc. Enfim, trabalhando no computador resolvi seguir o exemplo do meu amigo e coloquei os episódios do Kino para rodar no “background”! Acredite, escutar algo que você já viu alguma vez enquato trabalha em outra coisa é muito bom! Pricipalmente porque é algo que você gosta, e que já viu ao menos uma vez, o que nos deixa mais confortáveis. Sem o vídeo para “auxiliar”, você começa a prestar muito mais atenção aos sons, sua percepção aumenta e você aprende japonês naturalmente, sem estar numa aula chata, sem estar respondendo questões de gramática. Você pode até jogar World of Warcraft e escutar anime de fundo! (mas não deixe de prestar atenção!)

Concluindo, minha idéia com Animes ficaria mais ou menos assim:

  1. Assista o episódio normalmente, preste atenção para os sons e para o que você entende;
  2. Estude o episódio, dê pause nas partes que te chamam atenção, compare sons e legendas, copie algumas frases, coloque-as no seu SRS, etc.
  3. Crei o hábito de rodar o episódio no “background”, enquando faz outras coisas no computador.
  4. Opcional: você também pode extrair o áudio do arquivo de vídeo e colocar no seu mp3 player, assim pode escutar na ônibus, na rua, enquanto lava a louça ou no meio da aula!
Só não pense que assistindo Anime o dia inteiro com o “cérebro desligado” vai te fazer o mestre do japonês, pois não vai. Assista, pense, estude e divirta-se! Até mais! 

Veja os melhores preços de livros de japonês, livros de kanji, dicionários de japonês, DVD de Anime e Manga!

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar”

 

This entry was posted in Dicas para aprender japonês and tagged , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to Como Aprender Japonês assistindo Anime

  1. gmv3 says:

    muito legal a dica!
    parabéns!

  2. QG10g says:

    Faço muito disso, eu acabei pegando algumas musicas de anime e traduzido-as por mim mesmo, decorando em algums casos até a tradução. Eu já coloquei em meu mp3 e fiquei ouvindo(era as unicas musicas que tinha mesmo XD), será que dá pro caso, de pelo menos ir se acostumando ao japones?

  3. Prika says:

    Adorei as dicas….
    Estou começando a aprender Japones e gostaria da ajuda de vocês, como faço pra conseguir o programa Windons em Janpones, para treinar escrita?

  4. Denise says:

    Oooi! Adorei muito a dica! Eu estava justando pensando em uma “maneira correta” de assistir animes ou televisao japonesa e aprender japones, em vez das tipicas aulas de gramatica japonesa.. Esse post me ajudou muito, vou fazer isso agora mesmo! Valeu pessoal do blog!!

    Denise

  5. alucard says:

    Olá meu caro!!! muito obrigado pela dica isso realmente funciona vc foi muito inteligente em ter percebido isso vc é o cara se cuide srsrs.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *