Como Aprender Japonês em 90 dias

ebook-728x90

japanese-girlVocê já ouviu falar da regra dos 90 dias? Basicamente, a regra das 90 dias significa: qualquer coisa que você faz agora vai afetar sua vida (trazer resultados) dentro de 90 dias. Uma bom modo de ilustrar isso é pensando “o que eu estava fazendo a 90 dias atrás”. Se seu objetivo é aprender ou melhorar o seu Japonês, antes de se auto-criticar, pense no que você estava fazendo 90 dias atrás. Você estava estudando Japonês? Estudou todos os dias até hoje? Provavelmente não. É muito simples nos definirmos como “ruins” em algo, mas ao mesmo tempo é muito simples notar o porquê dessa ruindade. Veja o que você esteve fazendo, o quanto se dedicou, e garanto que entenderás facilmente o porque de você não estar no nível que deseja. Ontem ao voltar do meu treino de Kendo, em meio a minha frustração “não-treino-desde-pequeno-treino-a-6-anos-e-sou-um-lixo”, parei e pensei “mas o que eu estava fazendo a 6 meses atrás?”, e vi que eu estava fazendo tudo menos treinar Kendo regularmente. Voltamos àquela velha história sobre regularidade. A chave do sucesso, muito mais do que intensidade, é regularidade. A regra dos 90 dias diz respeito e regularidade num espaço de tempo nem curto nem longo. 90 dias é tempo suficiente para qualquer um ficar muito bom em qualquer coisa, desde que haja regularidade. Regularidade traduz-se aqui em prática diária, no mínimo uma hora por dia. Se você praticar Kendo uma hora por dia, todos os dias, em 90 dias vai estar voando pra cima de seus adversários. Se treinar digitação (meu novo hobby!), estarás mandando um zilhão de palavras por minuto enquanto conversa com sua namorada no telefone. E, do mesmo modo, se você estudar Japonês um hora por dia, começando hoje, daqui a 90 dias vai estar entendendo, falando, lendo e escrevendo muito melhor. De fato, ficar bom em algo é mais simples do que parece. Comece hoje, trabalhe todo o dia (sem se matar, uma hora por dia já está mais do que bom) e continue nesse ritmo durante 90 dias, que eu te garanto resultados incríveis.

Por que então poucas pessoas conseguem aprender Japonês, ficam boas no Kendo e digitam na velocidade da luz? Por uma simples razão: regularidade é, incrivelmente, mais difícil do que intensidade. É fácil sentar e estudar 4 horas de Japonês, mas é complicado estudar estas mesmas 4 horas em seções de 15 minutos por dia ao longo de 16 dias. Embora o tempo de estudos seja o mesmo, um modo leva um dia, o outro 16 dias! É preciso disposição e disciplina para manter um estudo regular. Evite o “Vamos sair hoje fulano, você estuda todos os dias, um dia não vai fazer diferença”, pois um dia faz sim diferença. Em casos extremos, não deixa que a sua folga de um dia desanime você. Meu professor de Kendo costuma dizer que cada dia que faltamos aumenta a nossa “vontade de faltar”. Se você faltar um dia, vai querer faltar dois, se faltar dois vai querer faltar 3, e assim por diante. Quanto mais você falta, mais difícil de de voltar a treinar. Quando mais você não estuda Japonês, mais difícil e estudar.

Mas enfim, sem mais enrolação sobre regularidade e 90 dias, vamos tratar de assuntos mais práticos. O que exatamente podemos fazer em 90 dias? Aqui vão algumas sugestões:

  • Escutar 90 horas de japonês: todo mundo sabe que sou um fã de “escuta”. Em 90 dias você pode escutar 90 horas de Japonês, uma hora por dia. Parece pouco, mas essa regularidade pode fazer sua compreensão oral explodir, passando do basicão para o intermediário/avançado. Assegure que você escute materiais entendíveis, não muito acima do seu nível.
  • Estudar um livro/método de línguas inteiro: pegue um livro ou método de estudos para Japonês e faça um plano de terminá-lo dentro dos 90 dias. Ou mesmo determine que durante os 90 dias você vai estudar com esse método todos os dias e chegar o mais longe possível. Enquanto o pessoal na escola vai estar na lição 12, você provavelmente estará lá na frente na 40, 50…
  • Escrever um texto em Japonês todos os dias durante 90 dias: para os mais avançados, que tal fazer um diário, escrevendo todos os dias um pequeno texto em Japonês? Se você tiver alguém para corrigir seu texto, melhor ainda, provavelmente você vai aprender muito depois de escrever 90 redações.
  • Estudar Kanji! 90 dias é um tempo consideravelmente bom para baixar a cabeça e estudar os complicados ideogramas. Procure um bom método e foque no kanji durante 90 dias, os resultados com certeza virão.

Enfim, essas são apenas algumas sugestões. A idéa é se manter firme e saber que nada é impossível, exige apenas regularidade e vontade.

Abraços,

Mairo

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar” 

This entry was posted in Dicas para aprender japonês and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

22 Responses to Como Aprender Japonês em 90 dias

  1. zoh says:

    Boa! Uma coisa legal de fazer é tirar o audio de filmes/animes que gosta e conhece as falas e ecutar sem ver o video, tentando entender oq tah acontecendo.

  2. MattHenry says:

    Um post! que saudades, haha!
    é, regularidade é realmente bem mais difícil que intensidade… pois o estudo depende de motivação, e é normal acordar um dia motivado e estudar muito, mas é complicadíssimo acordar todos os dias motivado, ahaha!
    e auto-disciplina em cima!

  3. Mairo says:

    Pois é Matt, que saudade!
    Regularidade é tão complicado que se você olhar a frequência dos post vai entender bem…

  4. Henrique says:

    Tenho de admitir a minha falta de regularidade, não só com o apredizado da língua japonesa, mas com diversos outros assuntos mundanos.

    Estou usando alguns guias interessantes e uso o jogo My Japanese Coach como um complemento, é muito bom! Recomendo.

  5. Silvimar says:

    Prezados senhores,

    Sugoi!
    Incrível as dicas passadas acima, o que na verdade é um delicioso puxão de orelhas.
    Se não conseguimos ter regularidade, estamos dando o ATESTADO DE INCAPACIDADE.
    Ainda não sou usuário deste Post, primeira vez, mas, quero estar aqui regularmente.
    Abraços a todos com grande carinho.
    Silvio

  6. Luiz says:

    A verdade é que nós somos todos preguiçosos. A gente poderia aprender muito mais coisas, melhorar em muitas áreas se enfiássemos de vez a cara naquilo que queremos e mantivessemos uma boa regularidade.

  7. Altlander says:

    Parabéns pelo pós! Tenho acompanhado o blog a algum tempo e ele realmente tem me ajudado bastante. Estou aplicando a metodologia do SRS – Anki para aprender Guarany, também, estive usando o Lingq para o francês.

    desejo sucesso!

  8. waruska says:

    quanto custa???

  9. Mairo says:

    Quanto custa aprender Japonês em 90 dias?

  10. suzuki-san says:

    Olá Mario, tudo bem? gostaria de dizer que adorei o seu blog, pois estou no japao a 15 dias e só agora compreendi e aprendi como aprender a lingua tao diferente da minha que é o japones. Sou brasileiro nato, e é o primeiro contato que faco com a lingua japonesa, e estou muito disposto a prender, tenho certeza que suas dicas serao de intenso valor, e farei o possivel para segui-las todas. Tambem fiquei muito interessado de participar do mixi, mas nao conheco ninguem para me mandar o convite,se voce puder me mandar um convite,ficarei muito grato, ficarei ligado no seu blog. atenciosamente.

  11. mayara says:

    legal!eu já fiz ate um esquema para o que vou aprender cada dia.

  12. Patricia says:

    boa ideia quando estou na escola, no intervalo de aulas eu pego as folhas que estao la atras do meu fichario e começo a pegar alguns kanjis que eu achei por ai(prefiro nao falar o nome do site)e começo a escrevê-los 10 vezes cada kanji se nao der tempo para que eu os acabe, eu acabo no próximo intervalo, e então coloco o significado e a maneira de se falar hoje eu posso falar que falo mais de 30 kanjis normalmente.Resultado:acho legal desta forma,mas meus amigos ficam frustrados comigo por um unico motivo:eles nao entendem NADA!!!

  13. valeria says:

    Nossa realmente é muito dificil se dedicar todos os dias, digamos que 3 vezes por semana até dá mas todos os dias realmente é complicado.
    Ainda não sou usuário deste Post, primeira vez, portanto pretendo estar aqui regularmente.
    Isso serviu até de inspiração para estudar.
    Abraços a todos com grande carinho.
    Valéria.

  14. Ruan Alcântara says:

    É Muito Dificil
    mas com certeza
    eu vou tentar
    Valeu pelo puxão e orelha
    esse site é muito fera.
    eu gosto muito de animes
    e normalmente to sempre ouvindo
    japonês, tenho algumas musicas aki
    com legenda talves isso
    ja possa ser uma ajuda
    valeu mais uma vez
    e abraços

  15. Renata says:

    Nossa com certeza isso foi ótimo pra mim
    minha mãe adoraria ler este texto
    até porque já estudo japones a um tempo
    mais nunca entra na minha cabeça
    usar o dicionário é complicado e tediante
    só assim me empolgo, foi uma bronca bem legal
    valeu vou começar a ter mais disciplina..
    e Arigatou 🙂

  16. Edson Mendes Alves says:

    sou muito interessando na cultura japonesa, mas por comodismo nunca me interessei por estuda, mas agora estou muito estimulado. Vou em frente espero poder conta com a ajuda deste blog. valeu!!!

  17. dandara peng says:

    adorei as dicas sabia?
    mais particulamente prefiro fazeer um curso
    tenho q ter um auxulio
    mas exeto isso acho que funcionaria

    bjs

    P.S. e uma vergonha uma garota japonesa como eu esquecer sua propria lingua
    por tanto tempo no brasil
    ^ ^
    _

  18. ronaldo says:

    uma outra dica….um amigo meu aprendeu japones traduzindo mangas(gibi japones)..pode ser uma outra fonte de apredizado..kkkkk

  19. Aninha says:

    ah, Mairo,onde eu posso encontrar, kanjis???
    é que, são tantas variações, ainda tem a pronuncia…
    enfim, pode me dar alguma dica??
    livro, textos, qualquer coisa!!!
    valeoow!!

  20. Mairo says:

    Comece dando uma olhada no nosso Curso de Kanji.
    Eu vou ver se escrevo um post sobre como começar a estudar kanji!

  21. Eita , do dica boa aki em mairo , mais fala pra galera aí que manjo não é so copiar a gravura , pra escrever kanji existem regra e mIs regras o kanji em si não e difícil difícil e a vontade de Aprender as regras do kanji Ne ( hontoni ). Valew aí gostei do blog

  22. Mizuki says:

    Hey mairo ! Amei sua dica dos 90 dias ! Irá me ajudar bastante .Hontou Arigato (nao sei se está certo hehe ) Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *