Como aprender japonês escutando Podcasts!

ebook-728x90

O que é Podcast?

Basicamente podcast é um arquivo de áudio distribuído pela internet através de feeds RSS. Falando mais simples, é mais ou menos como um programa de rádio que você acessa pela internet. Os feed RSS servem para você “assinar” o podcast, assim ele vem direto para seu computador sempre que saírem programas novos. Feed são comuns em podcasts e em blogs. Logo ao entrar no meu blog você pode ver um botão laranja enorme. Este é o botão do feed, clicando nele você pode assinar meu feed (do blog), e sempre que eu postar algo, você vai receber sem precisar acessar o blog. No entanto, você precisa de um programa para ler as feeds, eu recomendo o Google Reader.
Com podcasts funciona da mesmo maneira, sendo que um dos programas mais utilizados é o Itunes. No Itunes você pode procurar os podcasts diretamente do programa, na Itunes Store, assiná-los e ouvi-los, tudo isso gratuitamente.

Podcasts servem para aprender línguas?
SIM! Existem podcasts em muitas línguas diferentes, sobre muitos assuntos diferentes. Isso traz duas vantagens para o aprendizado de línguas. Primeiro, você pode achar facilmente, usando a internet, material com áudio na língua que você estuda; segundo, você pode procurar por material do seu interesse! Esta segunda vantagem talvez seja a mais importante. Enquanto livros didáticos costumam ser terrivelmente chatos, com aqueles diálogos artificiais, podcasts são conteúdo autêntico, feitos para falantes nativos da língua. É claro que não são voltados para o aprendizado de línguas e não são de “nível básico”. É preciso ter um conhecimento mínimo da língua para poder escutar podcasts em língua estrangeira e compreender, ao menos parcialmente, o que eles falam.

Existem podcasts voltados para o aprendizado de línguas?
SIM! Como eu disse, existem podcasts sobre os mais diversos assuntos, entre eles sobre aprendizado de línguas. Grande parte dos podcasts sobre aprendizado de línguas trazem explicações em inglês e alguns poucos são feitos totalmente na língua estrangeira. No caso do Japonês, um dos mais famosos podcasts para estudantes é o JapanesePod101 [JapanesePod101.com – Learn Japanese with Free Daily Podcasts], que tem lições em vários níveis diferentes, sendo os arquivos de áudio gratuitos, e os PDFs das lições pagos. Uns tempos atrás eu publiquei um matéria com uma lista de podcasts sobre línguas, vale a pena dar uma olhada, aqui está o link. São mais de 20 línguas diferentes.

Como usar os podcasts de maneira eficiente?
Já faz um bom tempo que escuto podcasts, tanto em inglês quanto em japonês. Para quem curte inglês, podcasts são fantásticos, pois existem milhares de podcasts sobre milhares de assuntos. Em japonês também existem muitos, não tanto como inglês, mas ainda assim tem bastante. Eu creio que o melhor modo de usar os podcasts no aprendizado de idiomas resume-se a três fatores.

1. O podcast têm que ser sobre algo que você gosta;
2. A voz da pessoa que fala tem que ser agradável para você;
3. O nível da conversa tem que ser pelo menos perto do seu nível na língua.

Uma vez que estes três fatores sejam atendidos, basta você escutar inúmeros podcasts inúmeras vezes! Escutar repetidamente uma mesma gravação é ótimo, pois você aos poucos vai pegando um feeling para com a língua. Às vezes mesmo não entendendo, é bom para ir acostumando o ouvido com os sons e o ritmo da língua. Uma vantagem em relação a programas com vídeo, é que nos podcasts você tem somente o áudio para se apoiar, o que força mais você a entender o que está sendo dito. Quanto menos você entende, maior é o número de repetições recomendado. E quando mais você entende, menor o número de repetições. Por exemplo: se você entende 80-90% do que é dito, basta escutar uma ou duas vezes. Caso entende 50-70%, seria bom escutar no mínimo duas vezes cada programa, se puder escutar mais, 3-5 vezes, ainda melhor. Se você entende menos de 50% do que é dito, recomendo escutar muitas vezes! Acredite, os efeitos de escutar muitas vezes a mesma coisa podem ser surpreendentes! Em geral, estudantes em nível inicial devem escutar repetidamente os mesmos programas, já estudantes mais avançados podem escutar 1-3 vezes cada programa e então partir para um próximo.

Embora seja difícil, caso você tenha uma transcrição do podcast, fica bem mais fácil de procurar por palavras e expressões desconhecidas.

Quais as vantagens de se usar podcasts no aprendizado de línguas?
MUITAS! Você vai estar escutando conteúdo autêntico, conteúdo que você escolheu sobre coisas que você gosta, você pode escutar a hora que quiser, principalmente usando um mp3 player, assim você pode escutar enquanto dirige, enquanto lava a louça, limpa a casa, corre, etc., e é um material grátis!

Quais podcast você escuta ou recomenda?

Atualmente escuto os seguintes podcats:
Hideochan Radio [podcast do Hideo Kojima, game design] [Japonês]
Apple Tips [podcast com dicas para produtos da Apple] [Japonês]
日経1年生![podcast de economia para leigos xD da economia eu não sei, mas a voz dela é a melhor xD] [Japonês]
Steve Kaufmann Podcast [podcast do Steve Kaufmann, cara que fala 9 línguas O.o] [Inglês]
Soundtest [podcast sobre videogames] [em Português mesmo xD]

Eu recomendo todos estes, além do meu podcast [http://odeo.com/channel/557863/view], e do JapanesePod101, que citei acima.

É isso ai pessoal, espero que tenham gostado, qualquer dúvida, sugestão, etc., deixe recado ou mande um e-mail para comoaprenderjapones@gmail.com
Até a próxima!

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar”

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

One Response to Como aprender japonês escutando Podcasts!

  1. Pingback: Como Aprender Japonês? Mudando de atitude! | Como Aprender Japonês

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *