Como Aprender Japonês – O blog

ebook-728x90

Bem vindo ao Como Aprender Japonês, um blog voltado para todos os estudantes de japonês, iniciantes, intermediários ou avançados, que sofrem com todas as dificuldades e frustrações do aprendizado da língua japonesa. Aqui você vai aprender como aprender japonês fazendo coisas que você gosta: escutando músicas, vendo filmes, jogando video-game, lendo mangas, livros, etc., e não em aulas chatas, fazendo provas e escrevendo kanji infinitas vezes.
Meu nome é Mairo, sou um estudante de línguas, atualmente cursando o terceiro ano da faculade de Letras – Português/Inglês na UEL (Universidade Estadual de Londrina). Há seis anos atrás eu comecei a estudar japonês. Estudei durante dois anos numa escola, depois fiquei dois anos praticamente sem estudar, devido a faculdade, e então em 2006 consegui uma bolsa de intercâmbio e passei dez meses em Okinawa/Japão. Foi somente depois de voltar de Okinawa e ver que meu japonês não passava de uma “conversação do dia-a-dia” é que resolvi mudar meu modo de estudar. Li muito, falei com muita gente, e pensei em tudo que aconteceu e tudo que vi desde que comecei a estudar japonês a seis anos atrás. Todas as minhas frustrações, assim como a de muitos outros estudantes, leveram-me a procurar melhores métodos de estudo. Profundamente influenciado por duas pessoas, Katsumoto, do All Japanese All The Time, e Steve Kaufmann, do LingQ, criei então o Como Aprender Japonês, no qual tenho basicamente os seguintes objetivos:

1. Oferecer alternativas, novos métodos e materais para o estudo da língua japonesa (o que normalmente encontra-se em inglês, mas não em português), que tenham melhores resultados que os métodos tradicionais.
2. Mostrar métodos e idéias que eu uso, avaliando o que funciona e o que não funciona.
3. Mostrar os melhores modos para usarmos músicas, filmes, quadrinhos, video-games, etc., no estudo do idioma.

Porém, se você veio aqui procurando um manual, um livro, uma apostila, o mesmo material que você recebe quando estuda numa escola de língua japonesa, aviso que o blog não é voltado para isso. O blog é sim voltado para mostrar quais são os melhores caminhos. É aqui que você vai aprender, por exemplo, que escrever o mesmo kanji centenas de vezes não ajuda em nada no aprendizado do kanji, que roma-ji, ou mesmo hiragana e katakana, podem parecer práticos no início, mas japonês de verdade é bem mais que isso, que ir para o Japão não significa que você vai aprender Japonês, entre muitas outras coisas.

Assim, se você tem interesse de procurar alternativas para os métodos tradicionais, se você sofre de dores de cabeça estudanto japonês e seus milhares de ideogramas, sente-se, pegue uma bebida e dê uma olhada (e lida) no meu blog!

As grandes influências do blog:

All Japanese All The Time
Kanji Clinic
Reviewing The Kanji
Steve Kaufmann
LingQ

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar”

This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.