Programa Japonês Online

Como aprender o alfabeto japonês – Dia 1 – Dicas fundamentais para aprender o Hiragana

O que é Hiragana?

Como esta é a primeira “lição” do nosso curso do alfabeto japonês, resolvi escrever um curto parágrafo sobre o que é Hiragana, que é o primeiro alfabeto que estudaremos. Se você está meio perdido ou chegou aqui por acaso, leia a introdução do curso e o nosso artigo sobre o alfabeto japonês e a introdução do nosso curso para aprender o alfabeto japonês. O Hiragana é um dos alfabetos japoneses, composto em sua grande parte de sílabas. O Hiragana é usado para escrever palavras de origem japonesa, sendo assim muito mais usado do que o outro silabário existente, o Katakana. Aprender o Hiragana é seu primeiro passo para aprender japonês e pode ser feito em menos de um mês, sem necessidade de um professor. Basta seguir nosso curso e estudar todos os dias!

A ordem de escrita

Antes de entrarmos nas letras em si, devemos falar sobre a ordem de escrita. Cada letra em japonês tem um ordem de escrita, ou seja, você deve escrever aquele “monte de risquinhos” em um ordem certa, e não simplesmente “desenhar” a letra. Aqui no curso, nós vamos lhe ensinar essa ordem, é você deve SEMPRE segui-la. Se você fizer isso SEMPRE, naturalmente vai se acostumar com a ordem correta e quando não lembrar a ordem ou mesmo quando estudar uma letra nova, vai saber a ordem naturalmente, pois seu cérebro já vai estar acostumado com o padrão de escrita. De quebra, se você seguir a ordem, suas letras vão ficar mais bonitas.

A “boniteza” das letras

Depois que você escrever algumas letras e antes de você me dizer “Mas minhas letras ficam horrendas, muito feias, não levo jeito pra coisa”, peço que você pare por um momento e lembre da sua letra na primeira série e de como ela era “bonita”. Se você tem filhos na primeira série, olhe a letra deles. Ninguém aprende a escrever e sai escrevendo com letras lindas a maravilhosas. Suas letras em japonês ficarão provavelmente muito feias no começo, mas não ligue, é natural, e mesmo os japoneses não escrevem letras bonitinhas igual as que você vê no computador ou em livros. Assim, se suas letras forem um tremendo garrancho, não se apavore, apenas continue treinando que com o tempo elas melhoram.

Como praticar?

Praticar as letras é muito simples. Para cada letra, mostraremos três imagens. Uma simples, da letra em si, uma da ordem de escrita e uma de diferentes fontes da letra. Para praticar a escrita, basta escrever dezenas de vez a letra seguindo a ordem apresentada na imagem. Para memorizar as letras, sugiro que você fale a letra enquanto pratica a escrita e depois tente adivinhar as letras simplesmente olhando as letras que praticou (sem olhar o “significado da letra”). Depois de estudar alguns minutos e achar que já decorou, tente ficar alguma horas sem olhar para as letras e depois volte a olhar para elas e veja se lembra dos significados. Depois, faça isso com intervalos de alguns dias.

This entry was posted in Curso de japonês and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>