Como eu aprendi o alfabeto japonês japonês em 2 semanas

O alfabeto japonês é formado de dois silabários (hiragana e katanaka) e um montão de ideogramas (kanji). Disso você já sabe (caso não saiba, confira O alfabeto japonês). Os ideogramas, por serem em número muito alto, levam um bom tempo para serem aprendidos, porém, os silabários podem ser aprendidos facilmente. Hoje eu vou falar de como aprender o alfabeto japonês em 2 duas semanas, pois eu fiz isso e você pode fazer o mesmo!

O começo de tudo!

Tudo começou quando eu mudei para Londrina e, na falta do que fazer, resolvi estudar japonês numa escola do lado da minha casa. Logo na primeira aula, a professora me explicou que, em japonês, não era “a e i o u”, mas sim “a i u e o”. E com isso vieram 5 letrinhas, como você pode ver na imagem abaixo:

alfabeto-japones

No início, pensei que era impossível fazer esses “riscos sem nexo”, mas logo me toquei que era exatamente a mesma coisa que aprender o “a e i o u”. No começo, fica realmente esquisito e feio, mas, com a prática, as letras vão ficando bonitinhas. Uma coisa que acontece é que sempre vemos o alfabeto japonês escrito em imagens ou no computador, bem feitinho e bonito, mas nunca nos deparamos com uns garranchos japoneses. Por isso, pensamos que as letras tem que ser sempre perfeitas e ficamos achando que não sabemos escrever, o que não é verdade. Enfim, após um pouco de prática eu acabei decorando a escrita do “a i u e o”. Então a professora apresentou o….

alfabeto-japones-b

Lá fui eu aprender mais cinco letrinhas. Depois disso, ela falou que em média os alunos aprendiam 5 letras de cada vez e levavam de um a três meses para aprender todo o alfabeto. Na hora eu não pensei muito sobre isso, simplesmente peguei uma tabelinha com o alfabeto e fui pra casa estudar…

Estudando em casa!

Como eu achei tudo aquilo muiiiiiito legal, fiquei viciadão em casa estudando o alfabeto. Em vez de pegar 5 letras de cada vez, como a professora tinha dito, peguei logo 15! Eu dava uma olhada nas letras, copiava-as num caderno e então me testava. Simplesmente olhava para uma letra e tentava lembrar a leitura. Se não lembrava, olhava na minha tabela. E seguia fazendo isso, pura decoreba. O problema é que, depois de decorar as 15 letras, eu já queria outras 15! Segui então estudando todos os dias, copiando tudo no caderninho e praticando toda hora. Depois de duas semanas eu falei para a professora: “Chega de alfabeto, já sei tudo, vamos logo começar nossa apostila (que estava toda escrita em japonês)”.

O segredo!

Na realidade, não há segredo para aprender o alfabeto japonês. Basta ir, aos poucos, praticando a leitura. Escreva as letras numa caderno, do mesmo modo que vê nas imagens desse post, então tape a parte da leitura e tente lembrar o significado. Quando não lembrar, olhe a leitura. Pratique um pouco da escrita para fixar a forma da letra na cabeça e teste novamente. Faça com 5 letras de cada vez e quando enjoar mude para outras cinco. Vá indo e voltando entras as letras. Faça testes com 5 letras, depois com 15, depois com 30 e depois com todo o alfabeto. Não há mistérios e, depois de acostumar, o alfabeto japonês fica igual o nosso alfabeto. Há, porém, uma pequena diferença entre o hiragana e o katakana. O hiragana, por ser bem mais usado, é, em geral, mais fácil de fixar, enquanto o katakana, embora tenha traços até mais simples do que o hiragana, por ser menos usado, leva mais tempo para ser firmemente decorado.

Bom, agora fica com você. Passe nos posts sobre o alfabeto japonês e hiragana/katakana para pegar tabelas e listas de letras e começa já a estudar! Estude todos os dias e daqui a duas semanas volte aqui no blog e deixe um comentário contando os resultados!

Espero que tenham gostado do texto! Abraços e não deixem de conferir algumas das nossas sugestões de livros de japonês:

Assine nosso blog e receba nossas atualizações via e-mail! 

This entry was posted in Dicas para aprender japonês and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

15 Responses to Como eu aprendi o alfabeto japonês japonês em 2 semanas

  1. luiz says:

    poxa muito obrigado você não sabe como eu fico agradecido por você ter feito esse site para ajudar pessoas como eu que quer muito poder falar japonês.
    muito obrigado mesmo

  2. Larissa says:

    Po cara,valeu mesmo pro criar esse site…Ele é de grande ajuda,e foi muito bom você tomar a iniciativa de postar seu conhecimento de japonês pra gente…

  3. にルトオ says:

    ae eu aprendi o katagana e hiragana em 4 dias, acredite se quiserem com á regra do AKASATANAHAMARAYWA..L.. se vc decorar esse principio fica facil.. di fé da certo

  4. Sandslash says:

    Muito obrigado pela informação. E, apesar de estar praticamente explícito, eu gostaria de ter certeza de que o alfabeto é a primeira coisa a ser aprendida em japonês. ou eu devo aprender algo antes?

  5. Filipa says:

    Este site é muito bom!
    Tem muita informação e é organizado.
    Obrigada pelo seu bom trabalho ;)
    continue que o site está fantástico.

  6. thiago says:

    poooo *___*
    decorei o hiragana em dois dias
    agora vou passar pro katakana

  7. De says:

    eu decorei escrevendo musicas japonesas… eu pegava a letra de uma musica em romaji e escrevia em hiragana…e depois eu tentava ler a musica escrita em hiragana … isso ajudou muito

  8. elaine says:

    deve ser muito dificio o alfabeto japenês

  9. Faby says:

    legal legal legal oooooo *o*!!
    Mas eu so ruim pra caramba em decora as coisa vai demoraaa….mas parabens ai pros genios rsrss

  10. D-bass says:

    Mano valeu apesar de não haver escolas de japones na minha cidade estou conseguindo aprender muito com esse site.
    Muito Obrigado

  11. Gaburiel xD says:

    eu estou tentando usar a mesma tecnica que o にルトオ falou do AKASATANAHAMARAYWA.
    ajuda muito assim xD
    meu nome é gabriel e em japones é gaburiel(eu acho)

  12. kuterindoshi says:

    eu amo o japão e quero aprender falar japones e um dia eu vou para o japão, e com esse site eu tou aprendendo falar japones.

  13. wisra says:

    cara valeu mesmo agora sei falar japones arigato boseimas

  14. Matheus says:

    Cara, parabéns por esse blog e acima de tudo, por sua atitude de querer ensinar o que aprendeu, isso é muito legal. Já tinha interesse em aprender japonês, tenho os materias e tudo :D. Mas, faltava esse empurrão.
    Mais uma vez Parabéns!

  15. Paulo Santos Abreu says:

    Sugiro também alguns vídeos no YouTube em como escrever as letras (por onde começa e onde acaba).
    Exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=AW-Fowphmjc&feature=related
    Parabéns pelo site!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subscribe to our mailing list

* indicates required