Como funciona o Remembering the Kanji

ebook-728x90

Embora muito boa, a introdução do livro Remembering the Kanji, a qual traduzi aqui no Blog, é um pouco confusa. Mesmo depois de ler eu só descobri mesmo do que se tratava o método após utilizá-lo. Por isso, como terminei a tradução da introdução e pretendo entrar nos estudos dos ideogramas, resolvi escrever um post para esclarecer exatamente como funciona o livro, o que ele vai te ensinar, o que não vai te ensinar e como vai te ensinar. 

Primeiro o mais imporante: o livro vai te ensinar a escrita e o significado dos ideogramas de uma forma simples. Embora um ideograma carregue muitos significados, o livro vai tornar isso simples associando uma única palavra na sua língua para cada ideograma e te ensinando a escrever os ideogramas. Nada sobre leituras, isso é outra coisa. O objetivo aqui e se familiarizar com os ideogramas lembrando sua escrita e significados.

Para fazer isso, o livro conta com basicamente três “sistemas”:
1. a “análise de componentes”
2. mnemônicos
3. um sistema de revisão

A “análise de componentes” é com certeza a parte fundamental. Em vez de aprender os ideogramas na ordem de frequência ou na ordem determinada pelo governo japonês, vamos decompor os ideogramas em partes, aprender estas partes e ir juntando-as para aprender novos ideogramas. No sistema tradicional você vai aprender 店 antes de 占, porém no sistema da análise componentes vai ser ao contrário, pois é 占 parte de 店, sendo que ao praticar 店 você também pratica 占. Outro exemplo é o kanji 強 que costuma ser ensinado antes mesmo de 弓 ou 虫. Na análise de componentes, tanto 弓 quanto 虫 serão aprendidos antes de 強 fazendo que o aprendizado de um ajude no aprendijado de outro. A idéia é que se queremos aprender todos os ideogramas, não precisamos aprendê-los numa ordem de frequência, e sim na ordem que for mais adequada para nossa memorização.

Mnemônicos são basicamente formas divertidas de relembrar os ideogramas. Em vez de simplesmente lembrar um monte de riscos aleatórios, podemos criar imagens mentais ou histórias que nos ajudem a lembrar os ideogramas. Na realidade muita gente já faz isso, como por exemplo dizer que 見 [ver] é um olho 目 com duas pernas, a diferença é que vamos organizar estas histórias e usá-las como um efetivo método para lembrarmos o significado e a escrita dos ideogramas. Conhecendo as partes dos ideogramas e criando diverdidas histórias não somente vamos lembrar os ideogramas, mas também não teremos mais problemas com ideogramas semelhantes como 待, 持 e 特, entre muitos outros.

Por fim usamos um sistema de revisão, basicamente um SRS, no caso para o Remembering the Kanji existe um site completamente dedicado a isso, o Reviweing the Kanji. Porém você pode revisar por você mesmo usando qualquer programa de SRS, como por exemplo o Anki.

Juntando então a análise componentes, os mnemônicos como um ótimo método de memorização e um sistema de revisão, temos “o segredo” do estudo dos ideogramas apresentado no livro Remembering the Kanji.

Dentro dos próximos dias eu pretendo começar a apresentar os ideogramas do livro um por um aqui no blog. Não vai ser um tradução, ao contrário eu simplesmente vou usar o mesmo sistema do livro para estudar os ideogramas um a um. Para cada ideograma apresentarei um palavra-chave, que representa um dos significados do kanji e uma história para ajudar a lembrá-lo. Espero que gostem.

 

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar” 

This entry was posted in Ideogramas japoneses. Bookmark the permalink.

3 Responses to Como funciona o Remembering the Kanji

  1. Pingback: Como Aprender Japonês? Mudando de atitude! | Como Aprender Japonês

  2. Pingback: Curso de Kanji: Lição 1 | Como Aprender Japonês

  3. escilenio says:

    Caros amigos, ao descobrir este site, decidi me empenhar e aprender corretamente o idioma japones, sou aficionado por mangá , animes e cultura asiatica. Parabens pelo excelente trabalho de voces.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *