Dicionários de Japonês – Quais devo usar? Parte 2

ebook-728x90

Hoje continuo o post sobre os dicionário de japonês. No post passado tratamos dos dicionários de japonês tradicionais, ou seja, os dicionário de papel. Agora vamos dar uma olhada nos dicionários eletrônicos, tanto nos 電子辞書 (“denshi jisho”, dicionários eletrônicos) como nos dicionários para computador, tanto onlines quando offlines. Como seria impossível tratar de todos os dicionários existentes aqui no Como Aprender Japonês, vou falar um pouco dos que eu uso e as vantagens (e desvantagens) que eles tem. 

Dicionários Eletrônicos “Denshi Jisho”

São aqueles dicionários eletrônicos “de bolso”, que quem vê logo pensa que é um “mini computador”. São muito, muito bons! No post passado um dos leitores falou que gostava de dicionários de papel, pois achava dificil focar nos estudos na frente do computador. Eu entendo isso muito bem, muita gente prefere estudar na mesa, com caderno, lápis, dicionário, etc. Para essas pessoas um dicionário eletrônico de mão é um avanço monumental nos estudos! Você não vai ter problemas de estudar no computador e ter gente te chamando no MSN, Skype, etc., e ainda vai aumentar a velocidade que busca palavras em muito. É como se fosse um computador com uma única função: o dicionário! O único problema de um dicionário desses é o preço, que costuma ser bem salgadinho. Para quem quiser comprar, a melhor opção é a Japanese Shop, que para dicionários eletrônicos não cobra o frete. Só não sei como ficam as questões de impostos e tal, creio que se você conversar com o dono da loja e pedir que mande “como presente”, da pra receber sem aqueles impostos absurdos que temos aqui no Brasil.

Vantagens: Menor e mais prático que um dicionário de papel, contem conteúdo de vários dicionários, não precisa estudar “no computador”, modelos mais novos trazem opções como áudio ou canetas para “desenhar” os ideogramas, facilitando as buscas.
Desvantagens: São caros, só encontrados em lojas internacionais e dificilmente trazem a opção português-japonês, normalmente são inglês-japonês.

Dicionários para Online (a opção mais barata!)

Para quem não pode comprar os caros “denshi jisho”, a opção pode ser usar um dicionário online. A vantagem desses é que você não paga nada, basta acessar os dicionários e usá-los! Para quem estuda no computador não tem melhor, pois você pode abrir uns 2 ou 3 dicionários ao mesmo tempo e ir estudando, procurando ora em um ora em outro, comparando os resultados, etc. Às vezes o que você não acha em um acha em outro! Existem vários por aí, como o Goo e o Sanseido, porém o que mereçe nossa atenção aqui é o Jim Breen’s WWW JDIC. Esse dicionário traz algumas opções muito boas, vejamos por exemplo se procurarmos a palara 辞書 (jisho), a primeira resposta é:

[Ex][G][GI][S][A][W]

Observe que depois das explicações há várias opções, clicando em cada uma delas você tem os seguintes resultados:

Ex: mostra exemplos da palavra em uso!
G: mostra o resultado da busca pela palvra no Google.
GI: mostra o resultado da busca da palavra no Google Images
S: busca a palavra no dicionário japonês Goo.
A: busca a palavra no Space ALC, outro dicionário com exemplos de uso.
W: mostra o resultado da palavra na Wikipedia

Clice nas opções você mesmo para ver os resultados!
Com certeza os dicionários online são uma ótima possibilidade, ainda mais para quem estuda no computador como eu!

Dicionários “de computador”

Eu separei este último tipo de dicionário dos dicionários online pois eles são um pouco diferentes e creio serem talvez os que melhores combinam as vantagens dos “denshi jisho” com os dicionários online. Estou falando dos dicionários que são programas de computador, que você instala no seu pc e então usa eles, mesmo sem estar conectado a internet. Você não vai poder estudar fora do computador, porém eles costumam ser bem mais rápido que dicionários online, além de possibilitarem que você configure o uso como preferir. Além disso são bem mais baratos que um “denshi jisho”, alguns até mesmo são gratuitos. Aqui creio que a opção mais conhecida é o Babylon. O Babylon funciona de um modo bem simples e efetivo, basta segurar a tecla ctrl e clicar com o botão direito do mouse em uma palavra para fazer a busca no dicionário. O melhor de tudo é que quando conectado a internet, além de buscar nos dicionários que você tem, o Babylon mostra resultados em vários outros dicionários, dando ainda a opção de você fazer o download de qualquer dicionário. Em outras palavras, com ele você pode montar sua coleção particular de dicionários em várias línguas! O programa não é grátis, porém acredito que para quem quer investir alguma grana num dicionário a melhor opção é com certeza o Babylon! Pois você adquire um dicionário que funciona tanto online como offline, muito rápido, atualizado e que abrange várias línguas. Procurando novamente a palavra 辞書, o Babylon nos mostrou resultados nos seguintes dicionários:

Meiko Japanese-Japanese
Babylon Japanese-English
Babylon Chinese-English
korean-English Dictionary
Wikipedia 日本語
Genius Japanese-English
Japanese-English Indez to Genius Unabridge

Enfim, muitos dicionários pelo preço de um!

Agora fica o que for melhor para você, tem gente que prefere ir no de papel mesmo, tem gente que gosta de estudar no computador e usa dicionários online, outros vão investir em um “denshi jisho”. O importante é achar qual é melhor para você! Eu particularmente não curto muito dicionários de papel, e embora tenha um “denshi jisho”, atualmente uso somente dicionários no computador como o Babylon e o WWWJDIC. Até mais!

Veja os melhores preços de livros de japonês, livros de kanji e dicionários de japonês!

 

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar”

This entry was posted in Dicas para aprender japonês, Materiais para estudar japonês and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *