Dicionários de Japonês – Quais devo usar?

ebook-728x90

dicionario japonesPara todo estudante de japonês e línguas em geral dicionários são muito necessários, disso todo mundo sabe. Porém muitas vezes o dicionário pode ser prejudicial, fazendo com que você pare seu estudo constantemente para procurar palavras e expresões, o que toma um bom tempo. No caso do japonês procurar palavras ou ideogramas num dicionário pode ainda ser bem mais difícil e demorado! É aí que entram os dicionários eletrônicos, muito mais práticos e rápidos que os tradicionais de papel. Muita gente (principalmente professores acadêmicos) adoram vir com discursos “bonitinhos” falando que o dicionário é uma ferramenta muito importante, que procurando no dicionário você vai “construir o seu conhecimento blábláblá”. Eu acho que não! Dicionários de certo modo servem para atrasar nossa vida, tirando a fluência da leitura, fazendo que com na hora que o texto começa a ficar legal você tenha que sair dele e ir para o dicionário. Porém infelizmente você vai ter que usá-lo, principalmente no início, e então a escolha de qual dicionário usar vai ser crucial, pois não queremos dicionários que além de tomarem nosso tempo sejam incompletos. Você basicamente tem duas opções, dicionários de papel (os tradicionais, ainda mais usados, porém lerdos) ou dicionários eletrônicos (modernos, atualizados, rápidos, práticos, etc). Vamos dar uma olhada nos dois tipos: 

Dicionários de Papel

Quando comecei a estudar tudo que eu queria era um dicionário! Acabei participando e um concurso de oratória em língua japonesa, fiquei em segundo lugar e ganhei o bendito dicionário! Dos dicionários de papel disponíveis para nós brasileiros, creio que os mais conhecidos são os dois da Noemia Hinata (um verde e um amarelo) e o Michaelis Japonês-Português. Existem outros também, mas creio que esses são os mais conhecidos e comprados. Eu que eu tenho é o da Noemia Hinata, ele é bonito, não muito grande, fácil de levar por aí, vem numas “caixinhas” legais e custa caro! O Michaelis eu já vi e usei um pouco, também é bonzinho… O problema com dicionários de papel, com eu disse, é que eles tomam muito tempo! Ler é algo que “tem que fluir”, sem muitas interrupções, e usando um dicionário de papel você vai levar um bom tempo para procurar cada palavra, tornando seu estudo “travado”. Mesmo assim talves todo estudante de japonês tenha que ter um, para quando precisar e tal, assim dê uma olhada nos preços dos dicionários que citei aqui.

No próximo post eu vou falar dos dicionários eletrônicos e dicionários online, que são realmente muito bons, então fique de olho no Como Aprender Japonês! Até a próxima!

Veja os melhores preços de livros de japonês, livros de kanji, dicionários de japonês, DVD de Anime e Manga!

 

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar”

This entry was posted in Dicas para aprender japonês, Materiais para estudar japonês and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *