Firefox + Rikaichan

ebook-728x90

Um dos propósitos do Mairo Blog (Como Aprender Japonês) é mostrar muitos recursos e materiais disponíveis para os estudantes do idioma japonês. Quando digo material, não me refiro a livros didáticos. Me refiro sim a grande variedade de recursos disponíveis na Internet, que normalmente são totalmente gratuitos. 

Uma das grandes ferramentas para estudantes de japonês é a extensão do Mozilla Firefox chamada Rikaichan. Você pode baixar o Mozilla aqui e o Rikaichan você encontra aqui.

O que faz o Rikaichan? Simples: uma vez ativado, basta passar o mouse sobre uma palavra em japonês e você verá a leitura e o significado da mesma instantaneamente. Tudo muito rápido, o que torna a leitura muito mais tranquila. O Rikaichan é mais rápido até mesmo que o Babylon, um dos melhores dicionários online que eu já vi. O Babylon também é muito rápido, pois você pode baixar os dicionários para o seu computador, o que faz com que não seja necessário uma busca na internet. Com o Babylon, basta segurar Ctrl e clicar com o botão direito do mouse em uma palavra para ver a definição da mesma. No entanto, entre Babylon e Rikaichan existem algumas pequenas diferenças que fazem o Rikaichan sair ganhando (quando tratamos de japonês).

1. O Rikaichan mostra a leitura e a definição logo que você coloca o mouse em cima da palavra em questão de décimos de segundo. Depois disso, basta tirar o mouse de cima e continuar lendo. O tempo que você perde é incrivelmente pequeno. Já o Babylon vai pular na sua frente, você vai ler a definição, ter que minimizar o programa e voltar ao texto.

2. O Rikaichan funciona em conjunto com o Firefox, o Babylon não. É claro que o Babylon serve para qualquer coisa, como um texto no Word por exemplo, enquanto o Rikaichan funciona somente no Firefox. Porém, texto pra ler é o que não falta na web, né?

2. O Rikaichan é leve e GRÁTIS. O Babylon é leve também, mas ocupa mais espaço no HD (ainda mais se você tiver muitos dicionários salvos) e é PAGO. Creio que ser pago ou não já faz grande diferença.

Bom, particularmente, eu recomendo Mozilla Firefox + Rikaichan. Caso você prefira Internet Explorer + Babylon, tudo bem, gosto não se discute. (na realidade eu amo tanto o Babylon quanto o Rikaichan, só o IE que é meio…)

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar” 

This entry was posted in Materiais para estudar japonês and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Firefox + Rikaichan

  1. Pingback: Usando o Rikaichan | Como Aprender Japonês

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *