Japonês – Por onde começar?

ebook-728x90

aprendendo japones 

Essa é uma das perguntas que mais escuto e talvez uma das maiores dificuldades dos estudantes de japonês, principalmente iniciantes. Por mais que eu de dicas, por mais que diga o que dá certo e o que não dá certo, sempre vem a pergunta: “Por onde começar?”.
Infelizmente japonês não é, por exemplo, como espanhol, o qual podemos começar direto com conteúdos autênticos. No início teremos que usar algum tipo de material pré-fabricado, como livros didáticos, diálogos artificiais, etc. Não existe um método ou um livro específico, você pode usar qualquer livro ou método que tiver disponível, a questão é como você vai estudar este método ou livro, assim como algumas características básicas que o método deve trazer. 

Vejamos algumas qualidades boas que seus materiais de estudo podem trazer e como utilizá-las:

1. Textos com áudio: É muito importante estudar materiais que tragam textos com áudio, pois você pode “escutar o texto” e ver como a língua funciona na prática. Materiais sem áudio fazem com que você aprenda uma língua morta, que não sai do papel. Tente sempre usar materiais com áudio.

2. Evite textos muito longos: No início é melhor usar textos curtos, com áudio de mais ou menos 30 segundos são ideais, pois você pode facilmente aprender as palavras do texto e em seguida escudar o mesmo várias vezes, acostumando-se assim com a língua.

3. Estude o mesmo material várias vezes: No início foque em poucos textos curtos e fique com estes por um tempo. Escute e leia um mesmo texto várias e várias vezes. Se você tem um mp3 player, use para escutar o áudio do texto. Não vale a pena escutar 2 ou 3 vezes, isso é pura perda de tempo. Escute no mínimo umas 10-15 vezes, o ideal seriam 30 ou mais! Escute até ouvir as palavras dentro de você. Tente repetir as frases que escuta. Escute relaxado, deixe a língua entrar em você. Se fizer “força” para escutar, vais escutar menos ainda.

4. Textos em hiragana/katana e kanji: Evite romaji (letras romanas). Você deve se possível usar textos com ideogramas, por mais “amedrontador” que seja. Quando mais cedo você começar a estudar kanji, melhor, pois mais próximo você está do “japonês de verdade”. Tenha em mente que, se quer aprender japonês, vais ter que aprender kanji, então quando mais cedo começar, mais cedo termina.

5. Não se preocupe muito com a gramática: Foque mais em vocabulário e muito treino de escuta e leitura. Deixe a gramática para depois, quando você já estiver familiarizado com a língua e realmente precisar dela (da gramática). No início o imporante é escutar e ler bastante, acostumando-se com a língua, e acumular um bom vocabulário (no mínimo umas 2000 palavras).

6. Procure usar dicionários eletrônicos: Usando o computador e a internet você tem acesse a muitos dicionários eletrônicos como o Rikaichan ou o Jim Breen’s WWWJDIC. Dicionários de papel são muito lentos, um atraso. Só vai fazer você perder a paciência e parar de estudar.

7. Salve e estude frases, não palavras: Procure salvar frases que você não entenda e que contenham palavras que você não entenda, e então estude essas frases. Nunca estude palavras soltas, fora de contexto, fazendo listas por exemplo. Ao invés disso, faça listas de frases e revise essas frases.

8. Estude Kanji: Estude os ideogramas como algo a parte do japonês. Aprenda o que os kanjis significam e como são escritos, aprenda as “partes” dos ideogramas. Isso vai ajudar você a reconhecer o kanji, a diferenciar kanjis como待, 持 e 特, e assim te deixar mais familiar com os ideogramas, diminuindo suas dores de cabeça com a assunto! Leituras recomendadas: Remembering The Kanji, Remembering The Kanji – Tradução e Curso de Kanji.

9. Estude todos os dias: Nem que seja um pouco, regularidade é a chave do sucesso. Melhor estudar 30 minutos por dia do que 3 horas no fim de semana. Se possível tire uma hora do dia para estudar. Mais do que uma hora, para mim particularmente é cansativo. E quando não estiver estudando, procure escutar japonês, mesmo que não preste muita atenção, o intenção é ficar exposto ao idioma o maior tempo possível.

10. Passe mais tempo estudando japonês do que lendo blogs, sites e fóruns sobre o assunto!

Bom, é isso aí, espero algum dia poder fazer um post ainda melhor sobre como “começar a estudar japonês”, por enquanto espero que este aqui sirva de ajuda para quem ainda está meio perdido! Até mais!

Veja os melhores preços de livros de japonês, livros de kanji, dicionários de japonês, DVD de Anime e Manga!

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar” 

This entry was posted in Dicas para aprender japonês and tagged , , . Bookmark the permalink.

13 Responses to Japonês – Por onde começar?

  1. Anonymous says:

    Pra mim um ótimo jeito de estudar e através de musica. Vc pega a letra e acompanha a musica eu estou fazendo isso e já sei cantar e tocar na guitarra um musica q também foi uma ótima idéia q eu tive pegar a cifra pra tocar enquanto canto fica mais divertido e ate mais fácil de aprender.

  2. David Andrade says:

    Paulo Tsuyoshi,vai a este site: http://www.nhk.or.jp/lesson/portuguese/index.html

    Eu sou português.

  3. Cezar says:

    eu vou começar a tirar as musicas do SamuraiX.
    Assim vou aprender rapidamente. hehe.

  4. Abër says:

    Olá,Mairo!

    Boa iniciativa essa do blog.Gostei das dicas;algumas auxiliam também em outras línguas.

    Sei que é um tanto relativo a pergunta que irei fazer,mas,em termos gerais:

    Quanto tempo demora para uma pessoa ler em japonês?

    E mais uma:

    Você já leu algum dos contos de Akutagawa ryunosuke(em japonês…)?Se já,diga-me o nível da linguagem dele…se é mediana,elevada…
    As repostas a essas perguntas são muito importantes para mim…peço que as responda.

    Desde já agradeço…

  5. Abër says:

    Se possível,mande a resposta para este e-mail:
    satou-@hotmail.com
    =)

  6. Rha says:

    já desisti mil vzs.. to quase voltando pro Brasil..
    ô bagulho dificil!!

  7. Patricia says:

    Olha eu adorei essa sua dica apesar de que eu ame ver animes(só vejo quando os meus pais nao estao em casa e assisto o dia inteiro)as vezes quando eu estou na escola vou falar uma coisa vem outra totalmente diferente na minha cabeça fazendo com que eu fala mas me esqueça do que eu quis dizer.Vc acha que é vicio de assistir o anime ou é pq eu estou me acostumando com a lingua?

  8. Sakura Kinomoto (木之本 桜) says:

    Eu Aprendo Japonês Rápidinho mesmo tendo 10 Anos, pois eu sou muito inteligênte…
    Qualquer Língua Aprendo Com muita Facilidade!!

    Beijinhos, Sakura Kinomoto (木之本 桜)

  9. David Andrade says:

    Eu também tenho dez anos!!! Que coincidência! Sei português,inglês e espanhol e estou aprendendo alemão e japonês!

                 さよなら!

  10. Ananda says:

    MAIROOOO PRESISO DA SUA AJUDA!!
    eu tenho 14 anos e to muito anima pra aprender japones!
    + nao estou encontrando textos com audio em japonês!!!

    e agora?
    sera q vc saberia me dizer algum site q tenha esses pequenos textos com audio pra me ajudar??

    ja agradeço

    bjs

  11. Mairo says:

    Vai no Lingq.com que vc acha Ananda!

  12. Clarinha says:

    Olha eu tipo assim amooo tudo que for japa,mesmo antes do seu texto japonezando eu já japonesava minha vida mas minha mãe i meu pai ñ gostam e uma amiga minha acha tudo isso mui bestera:´-(mas vou conseguir,…mas tem uma coisa tem alguns textos que ficam números en vez de letras japas,ou ficam quadradinho:´-(i gostaria de saber se ten mais sites só que em portuga tá?Tenho 13 aninhos e soo mui obcecada(como eles dizem)pelo japão…

  13. Mairo says:

    Se você está vendo um monte de quadradinhos Clarinha, é porque não tem fontes japonesas instaladas no seu computador.
    Dê um olhada em fontes japonesas para baixar as fontes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *