Japonezando sua vida – Parte 01

ebook-728x90

Eu sempre digo que para aprender japonês, motivação é uma palavra chave! Sem motivação, por mais que tentarmos, dificilmente vamos chegar a algum lugar. Porém como manter nossa motivação sempre alta, como não perder o interesse, como aprender japonês num ambiente totalmente não-japonês pode ser um problema. É para isso que eu sugiro umas das estratégias mais interessantes e também mais arriscadas. Ok, seus amigos vão dizer “olha lá, o Mairo é louco, tá lá comendo com pauzinhos, escutando aquela música japonesa, será que ele pensa que é japonês?“. Mas eles vão estar lá para te consolar quando seu japonês for uma porcaria? Eles vão te dar a poção mágica do kanji e resolver todos os seus problemas? Não, eles não vão. Mas com certeza elas vão ser corroídos pelo bichinho da inveja quando você sair por aí com seus amigos japoneses, quando você conseguir a bolsa de estudos para o Japão, enquanto eles fazem curinho para secretário, etc. O que eu estou dizendo, que estratégia é essa? Estou falando de “japonezarmos” seu ambiente, sua vida! SIM! É hora de jogar fora os cds do Justin Timberlake e da Britney Spears [na realidade você já devia ter jogado fora a muito tempo, mas se ainda não o fez, agora é uma boa oportunidade]. Se você não gosta de jogar coisas fora, pode ainda vendê-los no Mercado Livre ou emprestar para seus amigos desencanados por tempo indefinido [e longo…].
É hora de desligar o Discovery Channel, de parar de ver o BBB e o Caceta. Hora de emprestar seus livros do Paulo Coelho [ou do Machado de Assis, caso vc seja mais literato], hora de vender sua coleção do Harry Potter [vai dar um bom preço]. É hora de decidir se você quer de fato aprender japonês! Se você quer, se você realmente vai aprender, é melhor pensar em fazer do japonês o centro da sua vida. Nada de fazer sua vida enquanto faz japonês. Sua vida tem que ser o japonês, ok? “Japonezar” sua vida vai servir para esse propósito. Se você não pode ir até a montanha… quem sabe trazer a montanha até você? (que filosófico, não?). Hoje começa uma série de posts, nos quais vou mostrar, como Katzumoto já fez muito bem, como você pode se “auto-cercar” com japonês, de modo que tudo, tudo na sua vida inclua o idioma japonês. 

PARTE 1 – Músicas: Só em japonês!

Como eu já disse: é hora de vender, emprestar, jogar fora, botar fogo, o que for, em todos seus cds do Justin, da Britney, do Skank, do Jota Quest, etc… Quando você for um desastre no japonês vai escutar o Justin e pensar “Meu japonês é uma bosta, mas pelo menos eu posso escutar o Justin!“? Não, você não vai. Por isso que, a partir de AGORA, você só vai escutar músicas japonesas, feitas por japoneses em japonês. Para motivar ainda mais, entre na sua pasta de músicas aí no seu computador (AGORA), selecione tudo que não é japones (segure Ctrl e vá selecionando), quando terminar aperte Shift+Delete (somente Delete vai mandar para lixeira, o que ainda dá chance de você recuperar caso tiver uma decaída). Pronto. Tudo deletado. É hora de refazer sua coleção de músicas: não somente você vai escutar somente músicas japonesas, mas você pode virar um especialista em músicas japonesas! É hora de aprender a usar Torrents (procure no google!) e acessar o site JPOPSUKI, onde você vai conseguir milhões de músicas em japonês. Eu até posso ajudar disponibilizando algumas músicas aqui no blog, vou ver se faço isso! Outro bom lugar para conhecer músicas é a loja do iTunes, embora você não possa baixar as músicas, você pode ver o que está “bombando” no Japão (single novo da Ayaka!) e então procurar no JPOPSUKI ou em algum programa como o eMule por exemplo.

Se você não te um mp3 player é bom adquirir um! Hoje em dia você encontra mp3 players por preços muito baixos, e vale a pena investir um pouquinho! Aproveite e compre no Bonfaro, assim você além de melhorar seus estudos em ajuda com uma mísera comissão. Leve seu mp3 para todo lugar, sempre com suas músicas japonesas tocando! De manhã, de tarde,. de noite, só japonês o tempo todo! Com certeza você passa muito tempo do dia andando, pensando, sem fazer nada. Nessas horas você agora vai escutar músicas em japonês! Você pode ir ainda mais “hardcore” e escutar na sala de aula (enquanto a professora explica a oração subordinada), enquando estuda, enquando almoça, enquando faz as necessidades, e até enquanto toma banho (se o seu mp3 for aprova d’água, ou caso você tenho uma aparelho de som no banheiro).

A intenção é japonizar completamente sua vida musical! Não se preocupe quando seus amigos te chamarem de fútil porque você escuta Koda Kumi. Eles não vão estar la quando você for no show da Koda Kumi com seus amigos japoneses, eles vão estar trabalhando na lanchonete da esquina, enquanto você vai estar falando japonês e vendo a Koda Kumi de pertinho.

Na próxima parte de “Japonezando sua vida“, vamos ver como transformar sua TV em um verdadeiro satélite nipônico.

Até mais!

Veja os melhores preços de livros de japonês, livros de kanji, dicionários de japonês, DVD de Anime e Manga!

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar” 

This entry was posted in Ambiente japonês, Dicas para aprender japonês and tagged , , . Bookmark the permalink.

27 Responses to Japonezando sua vida – Parte 01

  1. admin says:

    testando

  2. Jonas says:

    Rapaz, meus parabéns pela sua linguagem neste site! Eu sou professor de Português e estou aprendendo japonês por conta própria. Eu rolei de rir ao mesmo tempo em que me senti mais encorajado em continuar aprendendo o japonês. Valeu!

  3. Jéssica Alves says:

    Ola, adorei muito seu site vio. poxa meu maior sonho é ir pro japão e acho que vc ta me ajudando a realizar parte dele q e a linguagem japonesa! vlw msm vio

  4. Ola! Muito boa a matéria, depois de lela me senti encorajado a aprender a lingua japonesa.
    Já deletei as musicas do meu pc e do mp3 😛

    Parabéns MSM!!!

  5. Nana-chan says:

    ushaushaushausha ‘
    Esse post tah mto mara, eu raxeeei de tanto rir aquii! xD
    Ah um boooom tempo atrás eu tava estudando língua japonesa aqui na net, mas começei a descrençar e ficar perdida…
    Parei até de escutar j-music e voltei a escutar meu METAL! \m/
    psoakpsoakpsoakpsokapsokaspokaposkas ‘
    Graças a este post aquii escrito, vou voltar a escutar j-music e vou JAPONIZAR meu dia-a-dia!

    Parabééns!!!! 😀
    ;*

  6. Josué Neto says:

    Seria ótimo realmente disponibilizar algumas músicas japonesas no Blog.

    adoro passar por aquí e ouví oq vc tm pra dzr
    gosto muito disso tudo: da maneira q escreve,
    q pensa(analisando pelo post)
    meus parabéns.

  7. Carol says:

    Nó eu já tinha a mto tempo desisto da j-music e voltado cm a Britney e cm o Justin(Mintira pq num curto justin)…
    Esse post acabou de me motivar a limpar meu mp4 ASHUASHU
    Ainda hj “Japonizo” meu dia-a-dia…

  8. Thay-chan says:

    kkkkkkkkkkkkkk… vc é demais kra… thanks por esse site… nossa, ele me fez ter mais vontade de estudar japonês! ainda mais eu que tenho como sonho de vida, ir para o japão, e ainda ser mangaká [jah tenho até minhas personagens] jah é meio que obrigação saber o básico de japonês… e quando a japonezar minha vida… soh morando no japão daí kkkkk.
    então, despeço-me excluindo o resto de músicas em inglÊs que eu tenho aki [foi hilária essa parte raxei akie T.T], ouvindo YUI, ASIAN KUNG-FU GENERATION e etc… e fuçando mais no seu Blog!
    Parabéns e Arigatou gozaimasu!

  9. Eddie Kun says:

    Eu já escuto músicas japonesas como Michi de Aluto, Blue Bird e Hotaru no hikari de Ikimono Gakiri, Distance de Long Short Party, Closer de Inoue Joe, Shinkokyuu de Super Beaver, Remembrer de Flow, The world de Nithmare e entre outros que eu ouso quase todos os dias.

  10. Mairo says:

    É isso aí, quanto mais cercado de Japonês você estiver melhor!

  11. Josemen says:

    Legal ! Gostei da maneira original com que aconcelha o estudo e a pratica do nihongo1 Morei no Japão por quase 3 anos, e aprendi a lingua de maneira fraguimentada, hoje sou casado com uma Japonesa de Amagasaki e moro no Rio de Janeiro! Porem relaxei com o Japonês.. agora estou empolgado em estuda-lo! Abraços!

  12. Joana says:

    Uaaau! Meus sinceros parabéns pelo site! Está fantástico. Essa dica de música é maravilhosa, até porque música japonesa é perfeita (embora eu não curta jpop, e sim jrock). É algo fundamental para vivermos japonês 😀

    Obrigada por fazer um curso de graça, não é muito fácil de se achar. Estou há algum tempo me esforçando com o “Aprenda japonês lendo mangá”, da JBC, mas uma fonte a mais é sempre bom. Parabéns!

  13. Nika says:

    Bom, primeiro de tudo gostaria de parabenizar pelo belo blog, contudo discordo deste post.
    No começo você fala: “largue tudo”, “dedique sua vida totalmente para aprender japonês”, “Adquira um MP3”, “Queime todos os seus CDs que não são em japonês”.
    Eu segui a risca todas essas dicas, no que deu? NÃO APRENDI NADA.
    Para começar quando eu larguei tudo para aprender japonês discuti com todos da minha família, pois parei de ir à escola, não deu muito certo, acabei levando umas chineladas. Depois foi o de comprar um MP3 e ficar ouvindo em todo o lugar, eu arrumei aquela “quantia super baixa” de modos não muito legais, bom o que importa é que consegui um, no entanto ficar ouvindo musica na aula de português não ajudou muito, levei uma suspensão por dois dias, eu tentei explicar para meus pais que queria aprender japonês, dedicar minha vida a isso, porém não entenderam muito bem, mesmo mostrando o site falaram para não acreditar nessas baboseiras da internet, mas com tantas recomendações não desisti, por fim, minha mãe quando arruma a casa sempre colocava CDs de musicas que não eram em japonês, segui as dicas e queime-os, resultado, coloquei fogo na cortina, e agora como estou? Ainda com vontade de falar japonês, mas meu psicólogo fala para pensar nisso daqui alguns anos e me concentrar somente no estudo, voltar a ser brasileira.
    Por isso recomendo não seguirem essas dicas, no mais, o blog está me favorecendo bastante, mesmo que agora tenha que acessá-lo escondida.

  14. Augusto says:

    Eu tenho que fazer isso também? Nas minhas horas vagas, assisto animes legendados e não quero abandonar o Iron, o Purple, o Zeppelin… D=

  15. Mandy says:

    Concerteza, você não precisa me falar 2 vezes. Desde muitos anos atrás eu só escuto japonês, penso em japonês, vejo japonês! E dá muito certo!
    Assisto a muitos doramas. Há, tenho uma pergunta. Serve coreano também?

    Bjks, adorei o site!

  16. Mairo says:

    Drama Coreano em Japonês? Claro que serve! Se for em Japonês, tudo serve!

  17. -Rukia says:

    E se eu ja ouvisse musicas em japonês, olhasse muitos japonês, e imitasse as partes engraçadas ditas em japonês ?

    – Rachei com esse post xD

  18. -Rukia says:

    aaa.. e eu só tenho 13 anos e sou a 7 .. viciadona em animês..
    tenho uns 5 jogos, de Yu Yu Hakusho, Inuyasha, devil may cry, bleach.. e falar japon~es é uma das minhas prioridades agora 😀
    por isso deletei todas as musicas( com do no coração) , o slipknot, e gorillaz.. ‘-‘
    tomara que isso me ajude memso .-.

  19. Pamella Angelina Ayennah says:

    Eu vivo japones, as musucas entao, eu sei cantar estas Eru Miradooru-NobodyKnows, Long Kiss Goodbye-Halcali, Tsubomi-Kobukuro, Tsubomi,Heart Moving- Bijou-senshi, Kanashimi wo yasashisani,Aoi Aoi ano sora- Ikimono Gakari ( a primeira musica japonesa que eu aprendi a cantar)….eU INDICO ESTAS MUSICAS para quem gosta, minha paix’ao pela cultura japonesa come;ou pelos animes como NARUTO ps o Gaara e maravilhoso

  20. juliana says:

    hei depois de ler japonezando minha vida ,percebi que ja estou com meio caminho andado, pois so ou;o musica japonesa e vejo NHK apesar de q so ou;o kobukuro pois amo essa banda, mas com isso ja reconhe;o varios kanjis e entendo algumas frases. Era por prazer q fazia isso mas agora vou me dedicar mais…..

  21. kuchiki byakuya says:

    bem minha vida ja estava bastante japoneseada antes de ler ess blog… hehe… ele ajudou bastante no meu japones… mas como eu consigo fazer imtercambio no japao?

  22. Mairo says:

    Procure por bolsas de estudo e estude muito japonês. Ou faça um intercâmbio pago!

  23. Emillyn-Sama says:

    Domo,
    Curti pra caramba xB
    Ajudou muito *-*
    Arigato Gozaimasu (y)

    Ja ne.!

  24. Lívia Maria says:

    Baixo músicas japonesas,mas a Britney vai ficar onde ela sempre ficou u_u
    Minha coleção de HP ficará também no lugarzinho dele =D
    Mas a introdução foi bastante legal 🙂

  25. Fernanda says:

    Oi..nossa amo muito
    Escultar as musicas em japones
    amo muito os doramas E algumas bandas
    Por esse motivo encontrei o site ..gostei muito..Valeui pelas dicas !!!

  26. Hotaru says:

    Arigatou…rs
    Gostei muito das dicas e fiquei feliz porque já estava praticando algumas delas…Minha mãe que o diga, não aguenta mais ouvir música em japonês.
    Jaa ne!

  27. Fer says:

    Nossa..que ditadura! haha
    Escutar músicas japas ajuda mto a aprender nihongo mas jogar os outros cds fora..no way! 😛
    Melhor assistir dorama todo dia e parar de assistir novelas brazucas
    Você aprende mais sobre o dia-a-dia e a cultura deles do q apenas ouvindo músicas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *