O que é RSS?

ebook-728x90

Se você viu este botão no blog com a frase “ASSINE O FEED RSS” e ficou perdidão sem saber do se trata, eu vou te ajudar e explicar como isso funciona.
Grande parte deste texto eu tirei do blog techbits.com.br, assim desde já agradeço: obrigado techbits.com.br! Além disso um dos nossos leitores deixou um comentário com o link de um vídeo muito bom sobre o assunto, o qual você encontra no final desde artigo.
Então, vamos por partes:

O que é RRS?

Basicamente, o RSS é uma forma de facilitar o acesso a uma grande quantidade de informações. Se você está acostumado a visitar uma dúzia de sites diariamente em busca de notícias novas, pode estar desperdiçando seu precioso tempo. Entrar em cada um, todos os dias, é trabalhoso e improdutivo. Com o RSS tudo isso acaba. Você só entra em um site quando o mesmo for atualizado. Melhor: você só entra no site se aquela informação que foi publicada é o que está procurando. Em uma era na qual a informação aparece aos montes e o tempo disponível para consumí-las é limitado, o RSS é o “salvador da pátria”.

Como saber se um site possui RSS?

Bom, tanto no Internet Explorer 7 quanto no Firefox, no canto direito da barra de endereços irá aparecer um ícone laranja, o mesmo que ilustra o início deste artigo, e o mesmo que você encontra na barra lateral da direita desta página. Esse é o símbolo oficial do RSS. Na verdade todo site que se preze deve possuir RSS. Se você ainda está no IE6, é só observar na página de seu site favorito se há alguma informação como RSS ou XML. Em caso positivo o site possui RSS e você precisará do link que esse ícone aponta para cadastrar no seu leitor favorito.

Leitores (Agregadores) RSS

Os arquivos RSS são lidos por agregadores, ou seja, os programas que juntam toda essa informação e mostram para você em um único lugar. Só será necessário escolher qual feed RSS você quer acompanhar e saber se há novidades interessantes por lá. Se for este o caso é sempre legal visitar o site para ler a informação.

Abaixo alguns leitores recomendados:

  • Google Reader :O que eu uso. Muito bom, simples e funcional. Funciona on-line, ou seja, você não precisa baixar nenhum programa para usá-lo. Leia um review.
  • Bloglines: O Bloglines talvez seja o mais usado dos agregadores RSS. É um software on-line o que significa que não é necessário instalar programas em seu computador e também estará acessível de qualquer computador ligado à web.
  • Netvibes: um ótimo leitor on-line, com visual renovado e estilo web 2.0.
  • Firefox: O Firefox é talvez o mais fácil de usar. É só clicar no ícone laranja na barra de endereços que o feed RSS já está assinado. Os sites que você cadastrou ficam na barra de favoritos do navegador e estão acessíveis a um clique do mouse.
  • Internet Explorer 7: O funcionamento é similar ao Firefox, ou seja, o ícone estará visível e fácil de usar.

Vídeo sobre RSS (em inglês com legendas em português)

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar”

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *