Pausa nos Estudos…

ebook-728x90

Avisando os leitores do Blog que eu estou fazendo uma pequena pausa nos estudos de japonês, e isso inclui o Blog em parte… Já fazem quase 6 meses que estou estudando japonês direto, todos os dias! Esta semana eu notei que não aguentava mais, pois estava virando obrigação! Eu mesmo me obrigava e estudar a língua, e quando não estava estudando pensava “tenho que estudar!”. Coisa de loko O.o…

Estou dando uma relaxada, resolvi tocar meu contra-baixo novamente (depois de 2 anos sem tocar!!!!) e dar uma olhada numas coisas sobre música, que são bem legais. Acho que é a primeiro vez nos últimos 6 meses que escuto música não-japonesa! Porém é claro que por trás de minha aparente pausa nos estudos existe uma estratégia (hehehe)…

As vezes temos que dar um tempo de alguma prática, para refrescar mesmo, e quando voltamos a coisa melhora e muito! A primeira vez que eu vi isso foi lendo uma artigo sobre o jogo “Tetris Attack“, que explicava como atingir uma pontuação altíssima dentro de 6 meses, bastando se treinar todos os dias. Em certo ponto falava mais ou menos assim “você vai ’empacar’ em X pontos, nessa época dê um tempo de Tetris Attack e vá jogar outro jogo, um rpg por exemplo, ou faça qualquer outra coisa, fique um mês sem jogar! E depois volte… No início você vai estar lento e ‘enferrujado’, mas dentro de alguns dias sua abilidade vai voltar e, de fato, você vai começar a melhorar e muito!“. Isso, pelo que falava neste artigo, tem a ver com uma certo “costume” que nosso cérebro pega ao longo da prática constante, de modo que “não sai nada novo”. Acostumamos a fazer de um jeito e não conseguimos criar nada novo. Precisamos então dar uma pausa, para recomeçar depois “sem nada na cabeça”, com força total.

Em línguas funciona do mesmo modo. Uma parada de uma ou duas semanas depois de um certo tempo de estudo funciona muito bem, pois voltamos com toda a força e sem esquecer nada! Podemos claro enferrujar um pouco, mas isso logo passa e podemos continuar os estudos, só que com a mente fresca! Veremos os resultados daqui alguns dias quando eu voltar aos estudos… Talvez eu volte aos treinos de Kendo antes de voltar aos estudos de japonês, pra ficar com a mente realmente fresca (e o corpo doendo…)

Até mais ver!

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar”

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *