Porque você deve estudar mais de uma língua

ebook-728x90

Estudar línguas é um tipo de habilidade, a qual podemos desenvolver com a prática, tornando a aprendizado de cada novo idioma mais fácil do que o anterior. Embora eu nunca tenha estudado espanhol, italiano ou francês, depois de alguns anos de estudos de inglês e japonês, eu tenho confiança para dizer que posso aprender qualquer um destes idiomas em um curto espaço de tempo. Eu diria uns 6 meses para espanhol, 1 ano para italiano e de 1 a 2 anos para francês. Isso sem fazer aulas, somente estudando sozinho! Da onde vem essa confiança toda? Justamente de meus estudos na língua japonesa e das comparações com os estudos que faço em inglês, os quais são bem menos formais e bem mais fáceis.

Tomando outros exemplos, temos o Júlio Pereira, que fala Japonês, Inglês e Alemão, e está estudando outras línguas como espanhol, francês e hebraico. Temos o Steve Kaufmann, que ao longo de sua vida estudou e continua estudando muitas e muitas línguas. Há uma colega minha, que ao entrar no curso de letras já sabia espanhol e inglês, aprendeu então francês e agora começou com o alemão. E com certeza há muitas outras pessoas por aí que falam várias línguas e entendem como se deve estudar línguas.

Por outro lado, temos muitas pessoas, estre elas muitos professores de línguas que só aprenderam uma língua estrangeira. Professores de inglês, de espanhol, de francês, etc. Muitos aprenderam línguas semelhantes ou relativamente fáceis. No Brasil são comum professores de inglês e espanhol. Eu creio que muitas destas pessoas, sem desmerecê-las, acabam tendo uma visão um pouco limitada do que se trata por “aprender línguas”. Ficam presas a métodos tradicionais e não conseguem enxergar inovações, novos métodos e propostas, ou mesmo não buscam melhores maneiras de estudar, insistindo em métodos que não trazem muitos resultados. Eu creio que isso acontece, pois quando você não “se aventurou” nos estudos das línguas, não “explorou” os estudos dos idiomas (e com isso digo não estudos lingüísticos, digo sim estudar outros idiomas praticamente), não há como você compreender muitas das dificuldades que uma língua pode impor ao aprendiz.

São comuns pessoas que mesmo depois de estudar uma língua tem medo de começar outra. Os estudantes de espanhol que não estudam inglês dizendo “não gosto de inglês”, usam isso para esconder um medo que tem do “poderoso” inglês, pois a língua é falada por muitos, e entrar num meio tão “grandioso” pode parecer assustador. Porém a verdade é que não há nada de assustador, nada de grandioso no inglês. É um língua simples e relativamente fácil para nós brasileiros. Uma pessoa que tem medo da língua e diz preferir outras, só diz isso, a meu ver, por falta de experiência no que chamamos “a habilidade de aprender línguas”. É por isso que eu encorajo outras pessoas a estudarem línguas “mais difíceis”, e por “difíceis” eu entendo “diferentes”. Estude uma língua de origem não latina, uma língua que force você a entender, force você a pensar em maneiras, métodos, para o aprendizado. Você vai ver que os que os cursos de idiomas oferecem para inglês ou espanhol, não vai funcionar com japonês ou coreano (como o erro da Wizard ao abrir cursos de chinês e japonês usando romaji, erro proveniente de falta de experiência com idiomas mais complicados). Claro que se você, falante de português, estudar espanhol ou italiano, terá que pensar, mais o esforço será maior para inglês ou alemão, e maior ainda para coreano ou japonês. E o que você vai aprender sobre apredizado de línguas também vai crescer junto com a dificuldade das línguas, aumentando sua visão sobre a questão do ensino/aprendizagem de idiomas.

Por hoje eu fico por aqui, mas peço que deixem sua opinião, seus comentários, vamos discutir o asssunto!

 

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar” 

This entry was posted in Dicas para aprender japonês. Bookmark the permalink.

One Response to Porque você deve estudar mais de uma língua

  1. Samara says:

    Adorei o post! Concordo 100% com tudo o que disse.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *