Quanto tempo de “listening”[escuta] você faz por semana em japonês?

ebook-728x90

Quanto tempo de “listening”[escuta] você faz por semana em japonês? Listening é uma das atividades mais importantes no aprendizado de japonês e de qualquer outra língua estrangeira. Para conseguir compreender o japonês, não somente estudar feito um louco vai ajudar. Você vai precisar mais do que isso! Você vai precisar treinar seu ouvido para escutar a língua. As coisas no idioma japonês não seguem a mesma ordem que seguem em português ou inglês. A estrutura é diferente, o modo de falar é diferente, o modo de pensar é diferente! Se fosse só isso estava bom… Ainda temos os sons, a velocidade da fala, os diferentes níveis de linguagem, etc. O livro não vai te ensinar isso, pode ter certeza.
O livro te proporciona ferramentas, armas, para você “ir para a guerra”. No entanto se você não “praticar”, não “treinar”, vai chegar lá e ser morto, mesmo com todas as armas. Listening é basicamente pratica. Um exemplo bem simples é que muitas vezes escutamos palavras que sabemos, porém não entendemos, pois elas vêm muito rápidas, vêm “grudadas” em outras, vêm no meio de muitas outras que não entendemos, etc. Ou seja, temos as armas, mas não temos prática.Listening é como um esporte para o cérebro, precisa acima de tudo prática, e prática diária! Eu recomendaria um mínimo de uma hora de prática diária. Além disso você também pode fazer listening sem prestar muita atenção ao que está sendo dito. Eu costumo fazer mais ou menos uma hora de listening “prestando atenção”, e mais algumas horas “sem prestar atenção”. Enquanto escrevo no blog, faço trabalhos da faculdade, jogo video-game, lavo a louça, etc. Em todos esses momentos eu procuro escutar algo em japonês, seja música, seja podcasts, seja o áudio dos textos que estudo [ainda não coloquei um rádio no banheiro, mas estou pensando na possibilidade…], o importante é escutar japonês [só tome cuidado para não escutar90% música 10% o resto…tente deixar as coisas balanceadas]

Os efeitos da prática diária de listening são fenomenais! O feeling para a com a língua aumenta em muito. Eu costumo estudar textos, procurando as palavras que não sei, e depois escuto o áudio do mesmo várias e várias vezes. No início mesmo eu tendo estudado as palavras, muitas coisa passa batido sem que eu entenda [Veja bem, eu estudei as palavras, porém ainda não entendo elas quando faladas]. Com o tempo e várias repetições do texto no meu ouvido as coisas vão se tornando claras. Vou me acostumando com a velocidade do texto, a forma, vou sentindo ele e as palavras vão ficando claras. Depois de algumas escutas, eu volto a ler a texto e… mágica! A leitura fica muito mais fluente! Eu novamente leio, procuro palavras que ainda não sei e retorno ao listening. Isso vai durar dias, até porque eu faço com vários textos ao mesmo tempo. Quando eu compreender 80-90% do texto, eu largo ele e passo para outro. E sigo nesse passo, praticando e praticando.

Eu chamo isso “The power of listening”. Em japonês eu gosto da frase:
繰り返せば繰り返すほど言葉になじみ、やがて流暢になるでしょう。[Kurikaeseba kirikaesu hodo kotoba ni najimi, yagate ryuchou ni naru deshou.]
Quanto mais você repete mais você se familiariza com a língua e em breve se tornará fluente.

Assim eu termino com a mesma pergunta do início: Quanto tempo de “listening”[escuta] você faz por semana em japonês?

Espero que tenham gostado do post! Abraços e não deixem de conferir algumas das nossas sugestões de livros de japonês:

Assine nosso blog e receba nossas atualizações via e-mail!

This entry was posted in Uncategorized and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *