SRS – Como lembrar de tudo que você estuda!

ebook-728x90

anki-srsImagine poder lembrar de tudo que você estuda? Imagine poder decorar todas as leis de seu livro de direito, todas as fórmulas químicas do cursinho e, no caso de  nós estudantes de Japonês, todos os ideogramas, seus significados e leituras. O que muita gente não sabe é que existe uma forma de fazer isso que não exige horas e horas e esforço e sofrimento em cima dos livros. Essa forma chama-se Spaced Repetition (repetição espaçada).

Nós temos dois tipos de memórias: a de curto e a de longo prazo. Na memória de curto prazo estão as coisas passageiras, que logo esqueceremos. Na memória de longo prazo estão coisas permanentes, que não esqueceremos dentro de um bom tempo (ou para sempre). A nossa memória de curto prazo é uma muita fraquinha, muito mesmo. Se eu te ensinar que KIATSUKEI é barômetro em Japonês, muito provavelmente você vai esquecer disso daqui um ou dois dias. Já a memória de longo prazo é muito forte. Eu lembro do telefone da minha vó até hoje (eu costumava passar os fim de semenas na casa dela), mesmo fazendo mais de dez anos que eu não disco esse número! Spaced Repetition é uma forma de estudar em que passamos as informações em nossa cabeça da memória de curto prazo para nossa memória de longo prazo. Para fazer isso, revisamos as informações regularmente, sempre um pouco antes de esquecer as mesmas. Por exemplo: hoje eu te ensinei que KIATSUKEI em Japonês significa barômetro.  Você lembrará disso por uma dia. Amanhã, eu te pergunto “como se fala barômetro em Japonês?” e você faz um esforço e diz “KIATSUKEI”. Esse esforço que você fez, forçou um pouco a passagem dessa informação do curto para o longo prazo. Agora, provavelmente você vai lembrar disso durante uma semana. No final da semana, quando você está quase esquecendo que KIATSUKEI significa barômetro, eu te pergunto novamente “então, ainda lembra como falar barômetro em Japonês?”, você pensa, concentra-se e responde: KIATSUKEI. Agora você está começando a memorizar essa informação. Daqui a um mês eu posso te perguntar novamente, e caso você lembre eu pergunto daqui a três meses. Para o caso de você não lembrar, voltamos atrás e diminuímos os intervalos. Com o tempo e as repetições espaçadas, a informação vai deixando a memória de curto prazo e passando para a memória de longo prazo. Essa técnica é extremamente poderosa, pois exige pouco esforço, apenas regularidade. O problema é que fazer isso manualmente é muito complicado. É agora que os computadores entram em ação!

SRS (Space Repatition System) são programas de computador que permitem que você crie flashcards (cartões pergunta-resposta) e teste seus conhecimentos nestes seguindo a lógica das repetições espaçadas. Funciona da seguinte maneira: você cria cartões resposta do tipo…

P- Como falar gato em Japonês?
R- Gato em japonês é Neko.

…e o programa, ao longo dos dias, vai te testando nesses cards. Seu trabalho é criar os cards e revisá-los todos os dias, sempre lembrando que quem define o que você vai revisar é o programa, não você. Os resultados do bom uso de um SRS são incríveis: o que você colocar lá, você vai lembrar, ponto.

Porque então não existem milhares de pessoas que lembram de tudo, sabem todas as leis dos livros de direito, todas as fórmulas químicas e todos os ideogramas japoneses? A resposta é simples: o uso de um SRS requer regularidade e dedicação. Por menor que seja o esforço, tendemos a preferir estudos mais intensos do que regulares. Revisar um SRS todos os dias durante meses ou anos não é tarefa fácil. Não basta decidir que você vai revisar todos os dias, é preciso criar o hábito de revisar todos os dias. Criar um hábito necessita um tempo de adaptação, normalmente umas três semanas de esforço, lembrando todo dia que “tenho que fazer X”. O bom é que uma vez que você cria o hábito, você simplesmente “faz” o que tem de fazer ao invés de fazer porque “tem que fazer”.

Qual SRS devo usar?

Existem vários SRSs por aí, mas o melhor de todos é o ANKI. Ele é free (grátis), é bonito e tem muitas opções. Acesse o site do Anki para baixar o programa e confira este ótimo guia de como usar o programa.

Abraços a todos!
Mairo Vergara

Veja os melhores preços de livros de japonês, livros de kanji, dicionários de japonês, DVD de Anime e Manga!

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar” 

This entry was posted in Materiais para estudar japonês and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to SRS – Como lembrar de tudo que você estuda!

  1. K says:

    Finalmente entendi como usar SRS! Eu tinha uma idéia de como estudar por meio do Anki, e inclusive estudei ele por meio de recomendação deste blog ;p, mas só agora que a ficha caiu de verdade.
    Obrigada! (:

  2. K says:

    *e inclusive instalei

  3. Camilla Okita says:

    nossa, simplesmente adooorei o post!!! uma forma pouco complexa de aprender nao soh o nihongo mais qualquer tipo de lingua ou formula ou texto dos quais o hipocampo sempre joga para a memoria de curto prazo… vou experimentar, otima dica, otimo blog!!!parabens!!!

  4. Hyde says:

    Parabens pelo post,estou indo baixá-lo agora mesmo!

  5. Mairo says:

    Obrigado Hyde!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *