SRS – Spaced Repetition System

ebook-728x90

SRS [Spaced Repetition System] consiste numa técnica de aprendizado e memorização muito utilizada por estudantes de línguas. SRS funciona mais ou menos como flashcards [cartões de papel usados para memorização], no entanto, ao invés de simples repetição, existe um tempo pré-determinado para que cada card seja visto e revisado. A lógica é simples: quando aprendemos alguma coisa, provavelmente iremos lembrar desta mesma dentro de algumas horas. No entanto, daqui alguns dias com certeza não lembraremos mais. Isso acontece porque o que memorizamos ficou somente em nossa memória de curto prazo. Conforme vamos revisando e revendo o que memorizamos, isso vai passando da nossa memória de curto prazo para a memória de longo prazo. Porém, repetir infinitas vezes sem intervalos de tempo entre as repetições não garante que algo vai passar de curto para longo prazo. Aí é que entra o sistema de SRS. Conforme você lembra de algo, o tempo para revisar novamente aumenta, forçando assim a passagem de curto para longo prazo. Caso você não lembre, o tempo da repetição diminui, forçando você a começar de novo.A grande sacada do SRS, é que você revisa somente o que tem que ser revisado. Não há muito sentido em revisar algo que está fresco na sua memória. Assim, com o SRS você revisa somente o que tem dificuldades em lembrar e o que está firme em sua memória fica para ser revisado mais tarde, quando você começar a esquecer.

E para facilitar um montão, existem muito programas de computador voltados para o uso do SRS, o que poupa muito trabalho! Você simplesmente vai criando flashcards eletrônicos e o programa gerencia tudo pra você. O seu trabalho vai ser somente criar os flashcards e revisar, de preferência diariamente. Muitas vezes você pode conseguir decks de flashcards prontos, o que economiza ainda mais seu trabalho!

Eu particularmente estou usando o ANKI, um SRS voltado pra o estudo da língua japonesa. O melhor do ANKI é que ele fornece estatíscas em forma de gráficos, assim como número de kanjis no deck, palavras, cartas, etc. O programa tem muitas opções, eu mesmo não sei usar muito bem, mas confirmo que é muito bom!

Embora eu não saiba o quão eficiente é um SRS para o aprendizado de línguas mais fáceis para nós brasileiros (espanhol, italiano, inglês), para o japonês eu creio que trata-se de uma ótima ferramenta, pois ajuda muito no treino da leitura.

Veja os melhores preços de livros de japonês, livros de kanji, dicionários de japonês, DVD de Anime e Manga!

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar”

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

2 Responses to SRS – Spaced Repetition System

  1. Pingback: Como Aprender Japonês? Mudando de atitude! | Como Aprender Japonês

  2. Pingback: Eu recomendo - Blog: All Japanese All The time | Como Aprender Japonês

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *