Um pseudo-método a longo prazo – Reflexão

ebook-728x90

Ontem eu recebi uma visita aqui no blog de uma cara eu ia para o Japão em Abril, para fazer mestrado. Ele me perguntou sobre que materiais eu recomendo para o estudo individual, ou mesmo que forma de estudo. Infelizmente eu ainda não tenho isso definido, pois existe muito material e muitos métodos. Porém um coisa é certa: o método tradicional não é muito eficiente. Passando alguns anos no Japão e com dedicação é possível aprender a falar fluentemente e mesmo aprender a ler e escrever um pouco. Mesmo assim a imersão que você tem quando mora no Japão ainda não é suficiente para você atingir fluência literária. Como eu já disse muitas pessoas vivem durante anos no Japão, falam fluentemente, porém não conseguem ler jornais e revistas. Trazendo isso para o Brasil a coisa complica ainda mais, pois você não tem a imersão cultural que tem no Japão, e assim fluência oral já fica difícil, imagine então fluência literária… 

O blog existe justamente para juntar material, recursos, idéias, etc, para o estudo. Eu procuro achar o melhor método para o estudo, e ainda estou procurando. O “Como aprender japonês” é um blog de um estudante de japonês que ainda não chegou no final do caminho. Por isso mesmo as coisas vão estar bem bagunçadas, eu vou postando ao passo que descubro novos métodos, novos materiais, etc. O ideal para quem quer estudar seria ler todo o meu blog, assim como outros Blogs sobre língua japonesa, outros sites, etc. Não existe um manual, até porque diferentes métodos de adaptam a diferentes pessoas, cada um tem seu jeito de aprender.

No entanto, isso não significa que eu não tenha um método em minha cabeça. Eu tenho, mas ainda não muito claro. Eu comecei a estudar japonês seis anos atrás, parei dois anos, o que faz com que este seja meu quarto ano de estudo. De lá para cá eu venho aprendendo o que dá certo e o que não dá certo. Não somente por minha experiência pessoal, mas também vendo outros estudantes e seus resultados. Atualmente eu posso dizer que tenho uma idéia de como se deve dar o estudo do japonês a longo prazo. Foi isso que conversei com minha visita ontem. Se você tem tempo, digamos uns 2 anos para aprender, é bom pensar em algo a longo prazo. Muitos estudantes precisam aprender rápido, principalmente quando estão prestes a ir para o Japão. Para estes eu não tenho muitas recomendações, visto que realmente fica difícil aprender em pouco tempo. Mas para os que tem certo tempo eu recomendaria algo mais ou menos assim.

Veja os melhores preços de livros de japonês, livros de kanji, dicionários de japonês, DVD de Anime e Manga!

 

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar” 

This entry was posted in Dicas para aprender japonês. Bookmark the permalink.

One Response to Um pseudo-método a longo prazo – Reflexão

  1. Vanda says:

    Tenho uma atividade da faculdade para responder e não entendi, gotaria de saber se posso obtern ajuda.
    Pergunta da atividade de administração.Reflita sobre o que significa “Japonesar” as classes tralhadoras e a produção massificada de subjetividade.
    Pesquisar em empresas na prefeitura Municipal da cidade em que reside (Itapevi).
    Pesquise sobre Gestão da Qualidade total (TQM, do inglês total Quality Management), principios e evolução historica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *