Usando o Rikaichan

ebook-728x90

Há alguns dias postei sobre o Rikaichan, uma extensão do Firefox que ajuda a ler sites em japonês. Eu já venho usando o Rikaichan faz algum tempo, no entanto somente agora resolvi aprender um pouco mais do que a ferramenta é capaz. Aproveitando eu já posto aqui no Blog.
Como usar o Rikaichan, by Mairo. 

1. Faça o download do Mozilla Firefox, caso você ainda não use, eu recomendo!

2. Faça o download do Rikaichan neste site. São três pares, primeiro a extensão, depois o dicionário japonês-inglês (infelizmente ainda não tem em português) e por fim o dicionário de nomes, o qual você deve clicar em “alternate site”, pois o link principal esta com problema.

Para deixar mais claro, você pode olhar aqui na figura:

3. Bom, uma vez instalado, agora é só abrir qualquer site em japonês, e ativar o Rikaichan clicando na barra de ferramentas do Mozilla e então Rikaichan. Passe então o mouse sobre alguma palavra em japonês e deve acontecer isso aqui…

Ok. Agora só falta sabermos alguns comandos básicos…
  • Aperte “enter” enquanto vê uma palavra para trocar entre os dicionários de kanji, palavras e nomes.
  • Aperte “A” enquanto vê um palavra para mover a janela pop-up, ela pode ficar junto da palavra que você selecionou, na parte superior esquerda ou inferior direita. Como vc preferir.
  • Aperte “C” enquanto vê um palavra para copiar o conteúdo da pop-up para a clipboard (área de transferência).
  • Aperte “S” para salvar o conteúdo da pop-up para um arquivo. Para isso funcionar você tem que selecionar o nome desse arquivo nas opções do Rikaichan. Para entrar nas opções, vá em Ferramentas>Ad-ons>Rikaichan>Opções, e então em clipboard/save e coloque um nome para o arquivo em “Save File”
Além disso, nas opções do Rikaichan você pode mudar outras coisas, como, por exemplo, a cor da janela pop-up. Mas o principal é saber usar o básico como mostrei aqui. 

Até mais ver.
Mairo Vergara.


Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar” 

This entry was posted in Materiais para estudar japonês and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Usando o Rikaichan

  1. Fernanda says:

    Nossa, eu amo o Rikaichan!
    Ele me quebra o galho, já que eu ainda não dei conta de memorizar nem os 100 primeiros kanjis… imagina conseguir decifrar as coisas em sites japoneses!
    É super fácil de usar e tá dá inúmeras possibilidades de tradução. Você pode selecionar um kanji, ou vários, e ele fazas combinações mais lógicas. =P
    Enfim, eu viciei nele!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *