Programa Japonês Online

Vocabulário – Aprendendo 1000 palavras por mês

No meu último podcast eu comentei que aprendi cerca de 1000 palavras em Francês em apenas um mês de estudos. Isso deve-se a vários fatores, principalmente a transparência entre o vocabulário do Português e do Francês. As palavras são muito parecidas, por exemplo “tard” significa “tarde”, “confortable” significa “confortável”, “même” significa “mesmo”, etc. Isso acelerou muito minha aquisição de vocabulário. Por outro lado, Japonês é um língua completamente diferente, não existem muitas palavras transparentes. Seria possível então aprender 1000 palavras em um mês? Sim, é possível. É possível porque nesse meu um mês de estudos de Francês, eu estudei apenas entre trinta minutos a uma hora por dia, não mais que isso. Nem mesmo usei um SRS. Simplesmente li e escutei muito francês, e eventualmente revisei meu vocabulário.

Qualquer estudante que se dedique um pouco mais aos estudos pode aprender 1000 palavras por mês tranquilamente. E muita gente me pergunta: “Mas como?”. Não há mistérios quanto ao aprendizado do vocabulário. De fato, aprender vocabulário é a coisa mais simples do mundo. Você aprende uma palavra, e mais uma, e mais outra, e segue em frente até chegar em 1000 palavras. Claro que você precisa de muito mais que 1000 palavras para entender uma língua. Eu diria que 10000 (dez mil) palavras seria um nível intermediário, 20000 ou mais seria o ideal. Obviamente, o problema aqui é que esquecemos facilmente muito do que aprendemos. É aí que entram os segredos, o “como aprender”. Não adianta pegar um lista de 1000 palavras e sair decorando uma por uma, pois logo você vai esquecer tudo isso. Alguns princípios são essenciais no aprendizado do vocabulário.

1. Leitura

Leitura é com certeza o modo mais importante e eficáz de se aprende vocabulário. Quanto mais você lê, mais vocabulário adquire. O interessante aqui é que não somente você aprende vocabulário, mas também melhora sua gramática e seu “feeling” para com o idioma. Porém, é preciso ler textos somente um pouco acima de seu nível, com um máximo de 30% de palavras desconhecidas. 20% seria o ideal. Isso significa que a cada 5 palavras, você não saberá uma. Ler um texto com 20% de palavras desconhecidas não exige nem mesmo um dicionário. Você pode ler sem o dicionário, e depois de várias leituras repetidas as palavras desconhecidas começarão a fazer sentido por si mesmas.  Porém, caso você queira usar um dicionário, vá em frente! Procure as palavras desconhecidas, anote as frases onde as palavras apareceram [lembre sempre de anotar as frases, nunca as palavras soltas, sem contexto algum] e  estude essas frases. Um coisa importante é que a grande aquisição do vocabulário não vem das palavras que você não sabe, mas sim das que sabe. Cada vez que você um texto, além das palavras novas, você reforça e reaprende as palavras que já sabia, e isso também conta para sua aquisição de vocabulário.

2. Escuta

Escutar também é importante para a aquisição de vocabulário. Se você puder escutar o áudio dos textos que lê, melhor. A grande vantagem de estutar é que você pode fazer isso enquando faz outras coisas. Por exemplo, em quanto escrevo esse texto, estou escutando a rádio em Francês. Mesmo sem prestar muita atenção, isso ainda ajuda muito. Além de manter meu contado com o idioma, que é essencial para o aprendizado, vou aprendendo e reaprendendo muitas palavras. Usando um mp3-player eu posso levar a língua para qualquer lugar, posso escutar enquanto caminho, no ônibus, durante meu almoço no restaurante universitário, etc. Além de tudo, você aprende não somente as palavras, mas também a pronúncia das mesmas.

3. Estudo sistemático do vocabulário: usando um SRS

Além de muita leitura e escuta, o que pode aumentar em muito seu vocabulário é um estudo sistemático, basicamente usando um SRS. Eu sempre digo que você deve salvar palavras e frases que não entende. Mas o que fazer com elas? A resposta é simples: coloque tudo num SRS. SRS é um programa de memorização, que trabalha com simples flashcards de pergunta-resposta.  Eu recomendo o Anki. Se você ler bastante, procure salvar o maior número possível de palavras e então crie cards para estas mesmas no Anki. A grande vantagem de usar um SRS é que você simplesmente não vai esquecer nada! Basta colocar as frases no Anki, e revisar todos os dias como manda o programa e… bingo! Você vai lembrar, sem mistérios. Como sempre, trabalhe com frases, nunca palavras soltas. Juntando muito leitura e escuta com um bom uso do Anki, você pode facilmente aprender 1000 palavras por mês.

Veja os melhores preços de livros de japonês, livros de kanji, dicionários de japonês, DVD de Anime e Manga!

Gostaria de receber dicas de japonês direto no seu email? Basta digitar seu e-mail aqui e clicar “Assinar”
This entry was posted in Dicas para aprender japonês and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Vocabulário – Aprendendo 1000 palavras por mês

  1. Gil says:

    Aê Mairo, brigadão pelo post! =]

    Andei pensando bastante sobre isso de uns tempos para cá, acho que tenho estudado vocabulário de maneira incorreta. Vou tentar focar em palavras que são mais “úteis” para mim.
    Acho que andei tentando aprender muita coisa inútil.

    Abraços,
    Gil

  2. Gabriel says:

    Olá,

    Muito bom o texto ajuda bastante a entender a rotina para aprender uma nova lingua, porém não consegui baixar o Anki para windows xp pelo link que vocês deram.
    Sabe de outro meio?
    Obrigado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>